quarta-feira, 31 de maio de 2017

RAMOS-HORTA VAI ESTAR AMANHÃ NO "CLUBE DOS PENSADORES", EM GAIA

Clube dos Pensadores dá as boas-vindas a José Ramos-Horta

O próximo convidado do Clube dos Pensadores é uma “figura de nível internacional nascido num país irmão Timor-Leste”. Falamos de José Ramos Horta.
Joaquim Jorge, fundador do Clube dos Pensadores (CdP), convidou José Ramos-Horta para estar presente no habitual palco de debate, no Hotel Holiday Inn em Gaia, esta semana excecionalmente à quinta-feira (dia 1), pelas 21h30.

“Ao fim de 11 anos, e ao 116.º debate, o Clube dos Pensadores consegue o desígnio de ter uma figura de nível internacional nascido num país irmão”, sublinha o fundador em comunicado enviado ao Notícias ao Minuto.

O Nobel da Paz José Ramos-Horta “notabilizou-se pelo continuo esforço para terminar com a opressão vigente em Timor-Leste levando o seu país à independência”. Foi ministro dos Negócios Estrangeiros desde a independência, em 2002, e mais tarde, Presidente da República de Timor-Leste entre 2007 e 2012.

No passado dia 20 de maio, assinaram-se 15 anos desde Timor-Leste se tornou independente pondo fim à ocupação Indonésia, iniciada em 1975, e "aos conflitos entre timorenses nacionalistas e outros ligados à Indonésia". Na atualidade, os ‘problemas’ são outros: o petróleo e o gás estão perto do limite e a produção de café é escassa. O desemprego ameaça a população, metade da qual com menos de 17 anos, pelo que, os próximos tempos não serão fáceis para os timorenses, podendo o "turismo revelar-se uma boa aposta".

Ana Lemos | Notícias ao Minuto

Sem comentários: