sexta-feira, 4 de abril de 2025

Contagem provisória | SISMO PROVOCA 3.100 VÍTIMAS MORTAIS EM MYANMAR

O número de mortos causados pelo sismo que atingiu Myanmar em 28 de março aumentou hoje para 3.085, no mais recente balanço da junta militar que está no poder em Myanmar (antiga Birmânia).

Num breve comunicado, os militares birmaneses acrescentaram que 4.715 pessoas ficaram feridas e 341 continuam desaparecidas. As equipas de busca e salvamento prosseguem os trabalhos no terreno.

O anterior balanço, divulgado esta manhã no jornal oficial birmanês Global New Light, apontava para 3.002 mortos e 4.515 feridos em consequência do abalo de magnitude 7,7 na escala de Richter.

O sismo, que motivou a declaração de emergência em seis regiões, provocou a derrocada ou danos parciais em quase 21.800 casas, 805 edifícios de escritórios, 1.041 escolas, 921 mosteiros e conventos, 1.690 pagodes, 312 edifícios religiosos, 48 hospitais e clínicas e 18 hectares de plantações, segundo a junta militar.

Na quarta-feira, prossegue o comunicado, 49 aviões aterraram em Myanmar carregados com ajuda internacional, estão no terreno 1.915 equipas de resgate e mais de 714 toneladas de materiais estão a ser entregues nas zonas de emergência, onde a Organização das Nações Unidas estima que vivam cerca de 10 milhões de pessoas.

República da China entrega três (3) ambulâncias a Timor-Leste

Suara Timor Lorosae (STL) - Ler original em Tetun

DILI, STLTIMORLESTE.com – O Governo da República Popular da China entregou três (3) ambulâncias a Timor Leste (TL), a ambulância é uma resposta às necessidades urgentes do povo de TL, reflectindo o apoio firme e a longo prazo da China ao desenvolvimento médico em TL.

O embaixador chinês em Timor Leste, Xu Danyang, expressou a sua gratidão ao Ministério da Administração Estatal (MAE) e ao Ministério da Saúde (MS) pelo seu forte apoio à cooperação local e de saúde entre os dois países, esperando que estes veículos possam ajudar a melhorar o nível de assistência médica em Manatuto.

“Da Província de Hunan da República Popular da China e do Município de Manatuto, como a mais recente conquista da cooperação entre a Província de Hunan e o Município de Manatuto, para refletir a amizade do povo chinês com TL, porque a China e Timor Leste fizeram grandes progressos para tornar a amizade entre a Província de Hunan e o Município de Manatuto mais próxima”, disse o Embaixador (03/04/2025).

O embaixador de TL, Xu Danyang, disse que a China continuará a trabalhar arduamente com o Ministério da Administração Estatal, o Ministério da Saúde e o Município de Manatuto para promover maiores resultados na cooperação local de saúde provincial entre os dois países.

“Em Maio do ano passado, realizámos uma celebração entre a província de Hunan e o município de Manatuto. Em Outubro do ano passado, o Ministro da Administração Estatal, Tomás do Rosário Cabral, trouxe sete (7) presidentes municipais de Timor para visitar a província de Hunan. O Primeiro-Ministro Kay Rala Xanana Gusmão vai liderar uma delegação para visitar a província de Hunan como uma cooperação entre as províncias e a TL em várias áreas”, disse Xu Danyang.

No mesmo local, o presidente da Autoridade de Manatuto (PAM), Luis Fernandes, declarou, em nome do povo do Município de Manatuto, a sua profunda gratidão ao Governo Chinês por oferecer duas ambulâncias ao povo de Manatuto.

“Em nome da população de Manatuto, gostaria de agradecer ao Governo Chinês da província de Hunan, que criou anteriormente amizade entre o povo de Hunan e o povo de Manatuto nos últimos 10 anos, agora a entrar no 11º ano”, disse o WFP, Luis Fernandes.

Disse que a doação de três ambulâncias se junta a uma grande lista que o Município de Manatuto recebeu da Província de Hunan, da República Popular da China, nos últimos anos para promover a cooperação provincial.

“Primeiro, desenvolveram uma relação com o Município de Manatuto, para apoiar o setor agrícola, no mês passado recebemos outra máquina de perfuração de água limpa, agora o Município de Manatuto recebeu mais duas ambulâncias e uma ambulância oferecida à HNGV”, disse.

(EST 2)

Canal das Curiosidades | Conhecer um pouco de Timor-Leste -- vídeo


Vídeo em Canal das Curiosidades - falado em português do Brasil

Para os que desconhecem, através deste vídeo oferecemos a possibilidade de conhecerem um pouco mais sobre TIMOR-LESTE, um país asiático da CPLP e lusofalante, já que o português é uma de suas línguas oficiais. O tétum é a Língua Pátria.

quinta-feira, 3 de abril de 2025

Timor-Leste | XANANA GUSMÃO SOB CRÍTICAS...

Xanana Gusmão sob críticas: feministas e entidades da comunicação social denunciam intimidação e abuso de poder

Diligente

O Primeiro-Ministro de Timor-Leste, Xanana Gusmão, gritou a uma jornalista durante uma entrevista, o que levou a condenações por parte da AJTL, do Conselho de Imprensa e de movimentos feministas.

Menos de uma semana depois de elogiar o papel das mulheres e defender a sua participação ativa na sociedade durante o Dia Internacional da Mulher, o Primeiro-Ministro de Timor-Leste, Kay Rala Xanana Gusmão, protagonizou um episódio de gritos contra uma jornalista.

Durante uma entrevista coletiva realizada esta quinta-feira, 13 de março, Xanana respondeu de forma exaltada a uma profissional da comunicação social que o questionou sobre a possibilidade de pacientes timorenses serem transferidos para um hospital em Atambua, na Indonésia.

“Não é transferência. Nunca disse isso”, exclamou o Primeiro-Ministro, elevando o tom de voz. “Se houver algumas doenças, precisamos de enviar pacientes para lá (Atambua, Indonésia). Isso não significa que enviamos todos. Encerrar o Guido Valadares? Quando ouvirem algo, têm de procurar compreender”, disse de forma irritada.

Em determinado momento, aproximou-se da jornalista, levando-a a recuar, e questionou: “Fala tétum ou não?” Depois, virou-se para o Presidente da República, José Ramos-Horta, e riu-se.

As declarações surgiram após a visita recente de Ramos-Horta a Atambua. Xanana Gusmão afirmou que a recomendação para uma parceria com um hospital na cidade indonésia partiu do próprio Presidente e que esta medida poderia ajudar a reduzir os custos dos tratamentos médicos no estrangeiro.

No entanto, a possibilidade de encaminhar pacientes para Atambua foi noticiada por um órgão de comunicação social, gerando intenso debate nas redes sociais. Em resposta à controvérsia, uma jornalista do Independente tentou esclarecer a questão junto do Primeiro-Ministro, mas a reação de Xanana acabou por gerar ainda mais críticas.

Portugal reabilita parte da escola básica do Farol em Díli

O Camões - Instituto da Cooperação e da Língua e o Ministério da Educação de Timor-Leste assinaram hoje um acordo para reabilitar parte da escola básica central do Farol, em Díli, uma das mais antigas do país, construída pelos portugueses em 1962.

"Proporcionar infraestruturas escolares seguras e de elevada qualidade a todos os alunos é um enorme desafio", disse a ministra da Educação timorense, Dulce Soares.

Segundo a responsável, apesar de o Ministério da Educação construir e reparar escolas todos os anos, as "necessidades em termos de infraestruturas ultrapassam a capacidade de as fornecer através dos fundos governamentais".

A ministra falava durante a cerimónia de assinatura do memorando de entendimento, que decorreu na escola básica, com a presença da embaixadora de Portugal, Manuela Bairos, e do Presidente timorense, José Ramos-Horta.

"É sempre uma prenda muito apreciada quando um dos nossos parceiros fornece uma nova escola, a reabilitação de uma escola ou quaisquer outras instalações estruturais que ajudarão os nossos alunos a estudar num ambiente mais seguro e protegido", acrescentou a ministra.

A embaixadora de Portugal disse que o projeto de reabilitação vai custar 138 mil euros e visa recuperar sete salas de aulas, a sala da direção e a construção de um furo de água.

As obras vão ter início em maio.

"Desde 2022 que tínhamos este objetivo de reabilitar algumas salas da escola e finalmente conseguimos", disse a embaixadora.

A escola básica central do Farol é frequentada por mais de dois mil alunos.

Notícias ao Minuto | Lusa 

Exercícios militares chineses visando Taiwan colocam a segurança da região em risco -- EUA

Helen Davidson em Taipei com  agências | The Guardian | # Traduzido em português do Brasil

Pequim continua exercícios no estreito de Taiwan, praticando ataques a portos importantes e infraestrutura energética

Os EUA acusaram a China de colocar a segurança da região em risco após lançar um segundo dia de exercícios militares contra Taiwan com um bloqueio e ataque de ensaio.

O Exército de Libertação Popular da China (ELP) iniciou os exercícios conjuntos sem aviso prévio na manhã de terça-feira , enviando 76 aeronaves e mais de 20 navios da Marinha e da Guarda Costeira, incluindo o grupo de porta-aviões Shandong, para posições ao redor da ilha principal de Taiwan.

Na quarta-feira, os exercícios do PLA continuaram nas áreas central e sul do estreito de Taiwan, praticando ataques a portos-chave e infraestrutura de energia. Em contraste com os exercícios de terça-feira, o PLA disse que usaria fogo real na quarta-feira, mas o ministério da defesa de Taiwan disse que não detectou nenhum perto de seu território.

“Os exercícios se concentram em assuntos de identificação e verificação, advertência e expulsão, e interceptação e detenção, de modo a testar as capacidades das tropas de regulação e controle de área, bloqueio e controle conjunto e ataques de precisão em alvos-chave”, disse em um comunicado.

Vice-primeiro-ministro timorense defende esforço de todos no combate à má nutrição

O vice-primeiro-ministro coordenador dos Assuntos Sociais de Timor-Leste defendeu hoje o esforço de todos os timorenses no combate à má nutrição, que afeta quase metade das crianças timorense e, afirmou, envergonha o país.

Segundo dados do Governo, 47% das crianças timorenses com menos de 5 anos sofre de má nutrição crónica, 8,6% de desnutrição aguda, 32% tem peso abaixo do previsto e deficiência de vitamina A, ferro e iodo.

“Este problema envergonha-nos. Afeta a nossa dignidade. Por isso, temos de lutar para garantir um futuro melhor para as nossas crianças. Vamos empenhar-nos para reduzir estes números”, afirmou o vice-primeiro-ministro e também ministro do Desenvolvimento Rural.

Mariano Assanami Sabino falava aos jornalistas no aeroporto de Díli, após ter regressado de Paris, onde participou na Cimeira da Nutrição para o Crescimento.

Nas declarações, o vice-primeiro-ministro salientou que o Governo está comprometido em combater a má nutrição e está a reforçar a coordenação entre vários setores, incluindo o agrícola, com vista ao aumento da produção.

“As famílias de agricultores e os jovens precisam de se esforçar”, afirmou Assanami Sabino, sublinhando que vai ser lançado um movimento com o objetivo de cultivar alimentos “altamente nutritivos”.

O vice-primeiro-ministro pediu também às instituições e famílias que assumam o compromisso de proteger as crianças, que “representam um futuro da Nação”.

“Investir nas crianças é investir no futuro do país”, disse.

Assanami Sabino disse também que durante a sua estada em Paris reuniu-se com o Presidente francês, Emmanuel Mácron, com quem discutiu a cooperação bilateral.

O Governo de Timor-Leste lançou em março um Plano de Ação Nacional Multissetorial de Nutrição, que visa reduzir o atraso no crescimento infantil - que afeta quase metade das crianças timorenses com menos de 5 anos -, para 25% em seis anos.

Saúde Mais | Lusa

Há vinte anos morreu João Paulo II, o Papa peregrino (com vídeo da visita a Timor-Leste)

Vinte anos após a morte do Papa João Paulo II, é evidente em quantos domínios ele foi o primeiro ou o único, dizem os fiéis. A sua memória, apesar da passagem do tempo, sobrevive.

Há vinte anos, no dia 2 de abril de 2005, quando foi anunciada a notícia da morte de João Paulo II, para muitas pessoas em todo o mundo - e não só para os católicos - o tempo parou. Porque o Papa, que foi o primeiro ou o único em muitos domínios e que aproximou a Igreja das pessoas, tinha morrido. Para assinalar o aniversário da sua morte, foi celebrada uma missa especial no Vaticano, com a presença da primeira-ministra italiana Giorgia Meloni.

Nascido em Wadowice, Karol Wojtyla foi o primeiro Papa não italiano em várias centenas de anos. Foi o primeiro polaco a sentar-se no trono de São Pedro. Foi também o primeiro a dedicar-se à representação na sua juventude.

JOÃO PAULO II EM TIMOR-LESTE -- Outubro de 1989

Inclusão destas imagens extra por Timor Agora - YouTube

O Papa viajante e criador de tendências

Foi também o primeiro a fazer da peregrinação a sua imagem de marca. Ao longo do seu pontificado, João Paulo II visitou cerca de cento e trinta países uma ou mais vezes. Em todas as suas deslocações ao estrangeiro, percorreu mais de 1.247.000 km, o que equivale a dar mais de trinta voltas à Terra.

Na sua primeira visita, deslocou-se à República Dominicana, ao México e às Bahamas.

A visita mais frequente foi à sua terra natal, a Polónia, nove vezes. Visitou os EUA e França sete vezes, o México e Espanha cinco vezes cada. As missas e os encontros com ele foram assistidos por milhões de pessoas - em 1995, cerca de cinco milhões de fiéis assistiram à missa em Manila.

quarta-feira, 2 de abril de 2025

Ajuda médica chega a Timor-Leste a partir de Portugal

Uma freira portuguesa está a criar um projeto para prestar cuidados de saúde em território timorense. À clínica em construção chegam, vindos de Portugal, contentores com medicamentos e outros equipamentos essenciais.

Em Timor-Leste ainda há sectores em que falta quase tudo. É o caso dos cuidados de saúde, principalmente em regiões remotas como Maliana. Medicamentos, aparelhos de diagnóstico e de enfermagem vindos de Portugal ajudam a atenuar o problema. 

A irmã Cristina é a âncora da comunidade de Maliana, que fica no Interior de Timor, a horas de viagem da capital Díli. Enfermeira de profissão, está em Timor há 12 anos. Encontra-se a pôr de pé uma clínica que dará apoio a 20 mil pessoas. 

Em meados de abril, arranca de Matosinhos mais um contentor com ajuda para esta comunidade. Juntamente com os equipamentos médicos e os medicamentos, segue também roupa e calçado, materiais escolares e brinquedos. 

A Associação de Solidariedade Social Mercado dos Santos, de onde parte esta ajuda, existe há 12 anos em Matosinhos. Já apoiou outras comunidades também em Cabo Verde e Moçambique.

SIC Notícias|  Maria José MendesJosé VaioFrancisco Carvalho

Ensino e prática de artes marciais suspensos em Timor-Leste até dezembro

 

O Governo de Timor-Leste decidiu hoje prolongar até dezembro deste ano o ensino a aprendizagem e prática de artes marciais, segundo o comunicado da reunião de Conselho de Ministros.

"O Conselho de Ministros aprovou o projeto de resolução do Governo, apresentado pelo primeiro-ministro, Xanana Gusmão, que prorroga até 31 de dezembro de 2025, a suspensão do ensino, aprendizagem e prática de artes marciais e encerramento temporário de todos os locais e instalações" associadas aquela atividade, pode ler-se no comunicado.

A suspensão "continua a ser considerada necessária para consolidar a paz social alcançada desde novembro de 2023 e assegurar que, no futuro, a prática de artes marciais decorra exclusivamente no âmbito desportivo", pode ler-se na mesma nota.

O Governo timorense determinou a suspensão do ensino, aprendizagem e práticas de artes marciais em novembro de 2023, na sequência de graves incidentes registados em todo o território nacional, que provocaram pelo menos quatro mortos e 26 feridos.

RTP | Lusa

Novo balanço do sismo sobe para 2.886 mortos e mais de 4.600 feridos em Myanmar

Naypyidaw, 02 abr 2025 (Lusa) -- A junta militar birmanesa elevou hoje o balanço do sismo que atingiu Myanmar há cinco dias para 2.886 mortos e 4.639 feridos, enquanto continuavam as buscas por sobreviventes.

O balanço anterior, divulgado na terça-feira, era de 2.719 mortos, 4.521 feridos e 441 desaparecidos.

O porta-voz da junta, general Zaw Min Tun, divulgou o novo balanço provisório à agência de notícias EFE, numa altura em que se registou mais um resgate de um sobrevivente.

Cinco dias depois do sismo, um jovem com cerca de 20 anos foi resgatado por socorristas birmaneses e turcos dos escombros de um hotel na capital, Naypyidaw, disseram as autoridades.

A junta disse que cerca de 1.500 socorristas de 15 países se encontram no país do sudeste asiático afetado por um sismo de magnitude 7,7 na sexta-feira, 28 de março, que também atingiu a vizinha Tailândia.

Os socorristas são provenientes da China, da Índia, da Rússia, de Singapura, da Tailândia, do Vietname, da Malásia, dos Emirados Árabes Unidos, do Laos, da Bielorrússia, da Turquia, do Butão, das Filipinas, do Bangladesh e da Indonésia.