quinta-feira, 3 de abril de 2025

Exercícios militares chineses visando Taiwan colocam a segurança da região em risco -- EUA

Helen Davidson em Taipei com  agências | The Guardian | # Traduzido em português do Brasil

Pequim continua exercícios no estreito de Taiwan, praticando ataques a portos importantes e infraestrutura energética

Os EUA acusaram a China de colocar a segurança da região em risco após lançar um segundo dia de exercícios militares contra Taiwan com um bloqueio e ataque de ensaio.

O Exército de Libertação Popular da China (ELP) iniciou os exercícios conjuntos sem aviso prévio na manhã de terça-feira , enviando 76 aeronaves e mais de 20 navios da Marinha e da Guarda Costeira, incluindo o grupo de porta-aviões Shandong, para posições ao redor da ilha principal de Taiwan.

Na quarta-feira, os exercícios do PLA continuaram nas áreas central e sul do estreito de Taiwan, praticando ataques a portos-chave e infraestrutura de energia. Em contraste com os exercícios de terça-feira, o PLA disse que usaria fogo real na quarta-feira, mas o ministério da defesa de Taiwan disse que não detectou nenhum perto de seu território.

“Os exercícios se concentram em assuntos de identificação e verificação, advertência e expulsão, e interceptação e detenção, de modo a testar as capacidades das tropas de regulação e controle de área, bloqueio e controle conjunto e ataques de precisão em alvos-chave”, disse em um comunicado.

Vice-primeiro-ministro timorense defende esforço de todos no combate à má nutrição

O vice-primeiro-ministro coordenador dos Assuntos Sociais de Timor-Leste defendeu hoje o esforço de todos os timorenses no combate à má nutrição, que afeta quase metade das crianças timorense e, afirmou, envergonha o país.

Segundo dados do Governo, 47% das crianças timorenses com menos de 5 anos sofre de má nutrição crónica, 8,6% de desnutrição aguda, 32% tem peso abaixo do previsto e deficiência de vitamina A, ferro e iodo.

“Este problema envergonha-nos. Afeta a nossa dignidade. Por isso, temos de lutar para garantir um futuro melhor para as nossas crianças. Vamos empenhar-nos para reduzir estes números”, afirmou o vice-primeiro-ministro e também ministro do Desenvolvimento Rural.

Mariano Assanami Sabino falava aos jornalistas no aeroporto de Díli, após ter regressado de Paris, onde participou na Cimeira da Nutrição para o Crescimento.

Nas declarações, o vice-primeiro-ministro salientou que o Governo está comprometido em combater a má nutrição e está a reforçar a coordenação entre vários setores, incluindo o agrícola, com vista ao aumento da produção.

“As famílias de agricultores e os jovens precisam de se esforçar”, afirmou Assanami Sabino, sublinhando que vai ser lançado um movimento com o objetivo de cultivar alimentos “altamente nutritivos”.

O vice-primeiro-ministro pediu também às instituições e famílias que assumam o compromisso de proteger as crianças, que “representam um futuro da Nação”.

“Investir nas crianças é investir no futuro do país”, disse.

Assanami Sabino disse também que durante a sua estada em Paris reuniu-se com o Presidente francês, Emmanuel Mácron, com quem discutiu a cooperação bilateral.

O Governo de Timor-Leste lançou em março um Plano de Ação Nacional Multissetorial de Nutrição, que visa reduzir o atraso no crescimento infantil - que afeta quase metade das crianças timorenses com menos de 5 anos -, para 25% em seis anos.

Saúde Mais | Lusa

Há vinte anos morreu João Paulo II, o Papa peregrino (com vídeo da visita a Timor-Leste)

Vinte anos após a morte do Papa João Paulo II, é evidente em quantos domínios ele foi o primeiro ou o único, dizem os fiéis. A sua memória, apesar da passagem do tempo, sobrevive.

Há vinte anos, no dia 2 de abril de 2005, quando foi anunciada a notícia da morte de João Paulo II, para muitas pessoas em todo o mundo - e não só para os católicos - o tempo parou. Porque o Papa, que foi o primeiro ou o único em muitos domínios e que aproximou a Igreja das pessoas, tinha morrido. Para assinalar o aniversário da sua morte, foi celebrada uma missa especial no Vaticano, com a presença da primeira-ministra italiana Giorgia Meloni.

Nascido em Wadowice, Karol Wojtyla foi o primeiro Papa não italiano em várias centenas de anos. Foi o primeiro polaco a sentar-se no trono de São Pedro. Foi também o primeiro a dedicar-se à representação na sua juventude.

JOÃO PAULO II EM TIMOR-LESTE -- Outubro de 1989

Inclusão destas imagens extra por Timor Agora - YouTube

O Papa viajante e criador de tendências

Foi também o primeiro a fazer da peregrinação a sua imagem de marca. Ao longo do seu pontificado, João Paulo II visitou cerca de cento e trinta países uma ou mais vezes. Em todas as suas deslocações ao estrangeiro, percorreu mais de 1.247.000 km, o que equivale a dar mais de trinta voltas à Terra.

Na sua primeira visita, deslocou-se à República Dominicana, ao México e às Bahamas.

A visita mais frequente foi à sua terra natal, a Polónia, nove vezes. Visitou os EUA e França sete vezes, o México e Espanha cinco vezes cada. As missas e os encontros com ele foram assistidos por milhões de pessoas - em 1995, cerca de cinco milhões de fiéis assistiram à missa em Manila.

quarta-feira, 2 de abril de 2025

Ajuda médica chega a Timor-Leste a partir de Portugal

Uma freira portuguesa está a criar um projeto para prestar cuidados de saúde em território timorense. À clínica em construção chegam, vindos de Portugal, contentores com medicamentos e outros equipamentos essenciais.

Em Timor-Leste ainda há sectores em que falta quase tudo. É o caso dos cuidados de saúde, principalmente em regiões remotas como Maliana. Medicamentos, aparelhos de diagnóstico e de enfermagem vindos de Portugal ajudam a atenuar o problema. 

A irmã Cristina é a âncora da comunidade de Maliana, que fica no Interior de Timor, a horas de viagem da capital Díli. Enfermeira de profissão, está em Timor há 12 anos. Encontra-se a pôr de pé uma clínica que dará apoio a 20 mil pessoas. 

Em meados de abril, arranca de Matosinhos mais um contentor com ajuda para esta comunidade. Juntamente com os equipamentos médicos e os medicamentos, segue também roupa e calçado, materiais escolares e brinquedos. 

A Associação de Solidariedade Social Mercado dos Santos, de onde parte esta ajuda, existe há 12 anos em Matosinhos. Já apoiou outras comunidades também em Cabo Verde e Moçambique.

SIC Notícias|  Maria José MendesJosé VaioFrancisco Carvalho

Ensino e prática de artes marciais suspensos em Timor-Leste até dezembro

 

O Governo de Timor-Leste decidiu hoje prolongar até dezembro deste ano o ensino a aprendizagem e prática de artes marciais, segundo o comunicado da reunião de Conselho de Ministros.

"O Conselho de Ministros aprovou o projeto de resolução do Governo, apresentado pelo primeiro-ministro, Xanana Gusmão, que prorroga até 31 de dezembro de 2025, a suspensão do ensino, aprendizagem e prática de artes marciais e encerramento temporário de todos os locais e instalações" associadas aquela atividade, pode ler-se no comunicado.

A suspensão "continua a ser considerada necessária para consolidar a paz social alcançada desde novembro de 2023 e assegurar que, no futuro, a prática de artes marciais decorra exclusivamente no âmbito desportivo", pode ler-se na mesma nota.

O Governo timorense determinou a suspensão do ensino, aprendizagem e práticas de artes marciais em novembro de 2023, na sequência de graves incidentes registados em todo o território nacional, que provocaram pelo menos quatro mortos e 26 feridos.

RTP | Lusa

Novo balanço do sismo sobe para 2.886 mortos e mais de 4.600 feridos em Myanmar

Naypyidaw, 02 abr 2025 (Lusa) -- A junta militar birmanesa elevou hoje o balanço do sismo que atingiu Myanmar há cinco dias para 2.886 mortos e 4.639 feridos, enquanto continuavam as buscas por sobreviventes.

O balanço anterior, divulgado na terça-feira, era de 2.719 mortos, 4.521 feridos e 441 desaparecidos.

O porta-voz da junta, general Zaw Min Tun, divulgou o novo balanço provisório à agência de notícias EFE, numa altura em que se registou mais um resgate de um sobrevivente.

Cinco dias depois do sismo, um jovem com cerca de 20 anos foi resgatado por socorristas birmaneses e turcos dos escombros de um hotel na capital, Naypyidaw, disseram as autoridades.

A junta disse que cerca de 1.500 socorristas de 15 países se encontram no país do sudeste asiático afetado por um sismo de magnitude 7,7 na sexta-feira, 28 de março, que também atingiu a vizinha Tailândia.

Os socorristas são provenientes da China, da Índia, da Rússia, de Singapura, da Tailândia, do Vietname, da Malásia, dos Emirados Árabes Unidos, do Laos, da Bielorrússia, da Turquia, do Butão, das Filipinas, do Bangladesh e da Indonésia.

segunda-feira, 31 de março de 2025

EUA e parceiros do Quad alertam China sobre suas ações no Indo-Pacífico

UOL | AFP | # Publicado em português do Brasil

O chefe da diplomacia americana, Marco Rubio, alertou na terça-feira sobre as ações coercitivas ao na Ásia ao lado de Austrália, Índia e Japão, em uma mensagem velada, porém clara sobre as ações marítimas da China. 

O novo secretário de Estado se reuniu em Washington com seus pares do grupo denominado Quad um dia depois da posse presidencial de Donald Trump, que prometeu responder à beligerância chinesa.  

Em uma declaração conjunta, o Quad prometeu trabalhar por uma região "Indo-Pacífica livre e aberta", uma referência à assertividade chinesa na região.

Os quatro chefes de diplomacia afirmaram apoiar uma região "onde o Estado de direito, os valores democráticos, a soberania e a integridade territorial sejam preservados e defendidos". 

"Rejeitamos também veementemente qualquer ação unilateral que procure alterar o status quo através da força ou da coerção", afirmaram no comunicado.

Conheça o projeto que está a mudar a comunicação social timorense

Diligente

Em 2016, só existia praticamente informação em português na Rádio e Televisão de Timor-Leste (RTTL). Em 2023, cinco órgãos de comunicação social timorenses escrevem em português. Em janeiro, nasceu o primeiro jornal online totalmente em língua portuguesa, o Diligente. Conheça o “Consultório da Língua para Jornalistas” (CLJ), o projeto responsável por esta e outras mudanças na comunicação social de Timor-Leste.

Era jornalista da Rádio Comunidade Comoro, quando, em 2018, decidiu frequentar o curso intensivo de Português para Jornalistas, níveis A1/A2. A partir daí, nunca mais parou de aprender a língua. Fez a restante formação, dos níveis (B1, B2 e B2+), mas também a Oficina da Escrita Jornalística e cursos de Português Específico para Jornalistas. Octaviano Gomes conta: “Fiquei muito surpreendido com a qualidade da formação. Tínhamos manuais bem elaborados, havia interação entre os formadores e formandos na sala de aula, condições que nunca encontrei em lado nenhum. Os cursos permitiram-me evoluir muito. Aprendi mais do que na própria escola”.

Entretanto, Octaviano já tinha começado o estágio no Grupo Media Nacional, onde fazia cobertura e escrevia para o programa televisivo “CPLP na GMN” e jornal Semanário. O domínio da língua levou-o a uma nova função, em 2021: a de revisor linguístico de informação em português. “Tive o privilégio, que os meus colegas não tiveram, de me cruzar com pessoas extraordinárias (formadores e formandos) que me ajudaram a acreditar nas minhas capacidades e a seguir em frente”, diz.

Isaura Lemos de Deus já tinha algum domínio da língua portuguesa e, por isso, começou o curso no nível B2. Completou depois o seu percurso formativo e iniciou o estágio no Timor Post. Foi com a reportagem que escreveu neste órgão, “Rostos da pobreza em Timor-Leste”, que viria a ganhar o Prémio Adelino Gomes, atribuído pelo Conselho de Imprensa. Em 2021, começou a trabalhar na secção de Português da Tatoli como jornalista. É atualmente editora da mesma secção.

As histórias de Octaviano e Isaura são semelhantes à de Germenino Ximenes que não dominava a língua e é agora tradutor de português do Timor Post. O percurso formativo foi ainda o de centenas de jornalistas e editores timorenses, que, embora não escrevam em português, reconhecem a importância da língua para a compreensão de documentos ou para melhorar a escrita em tétum.

O que têm todos em comum? Foram beneficiários do CLJ. Isaura resume todo o percurso que fez em duas frases: “Este projeto ajudou-me muito. Tive a oportunidade de aprender o português e escrita jornalística, o que mudou a minha vida”.  O CLJ não tem mudado só vidas. Está a mudar a comunicação social timorense.

O QUE É O CLJ?

O CLJ é um projeto bilateral que tem como missão melhorar as competências de língua portuguesa e de jornalismo de jornalistas e profissionais do Governo ligados à comunicação (assessores de imprensa, oficiais de comunicação ou tradutores).

Entre 2014 e 2015, o CLJ consistia numa atividade do Programa de Apoio à Comunicação Social (União Europeia/ Camões, Instituto da Cooperação e da Língua). Em setembro de 2016, dada a adesão dos jornalistas timorenses, transformou-se num projeto bilateral do Camões I.P (Portugal),  Secretaria de Estado para a Comunicação Social e posteriormente Ministério dos Assuntos Parlamentares e Comunicação Social (Timor-Leste).

A primeira fase, de 2016 a 2020, iniciada com apenas dois formadores, teve como foco a formação de Português para Jornalistas. Nesta segunda etapa, entre 2021 e 2023, além do Português, o CLJ disponibiliza formação de Jornalismo.

O objetivo geral do projeto é capacitar os profissionais de comunicação social timorenses para a transmissão de informação fidedigna ao público em língua portuguesa, contribuindo para o aumento da literacia mediática, económico-financeira e jurídica e para o fomento do conhecimento geral da população.

Os objetivos específicos do projeto passam por: i) fomentar o uso da língua portuguesa por parte de profissionais de comunicação social; ii) promover a correção linguística de conteúdos informativos em língua portuguesa; e iii) promover a transmissão de informação fidedigna pelos profissionais de comunicação social.

O QUE FAZ O CLJ E COMO FAZ?

A intervenção do CLJ, na área da língua, é programada para que os formandos dominem progressivamente o português, numa perspetiva de língua não materna e para fins específicos. Tanto os cursos de Português para Jornalistas como os de Jornalismo envolveram um estudo prévio para que a formação fosse ao encontro das reais necessidades do público-alvo.

Jornalistas com competências em língua portuguesa reforçadas

O CLJ forma jornalistas de órgãos públicos e privados, bem como profissionais ligados à comunicação do Governo, dos níveis de proficiência A1/A2 (elementar), B1 (Intermédio), B2 (Intermédio Superior), cursos com 220 horas de duração cada, e B2+, com 150 horas. Antes de seguirem para o nível C1 (Avançado), os formandos têm de frequentar a Oficina da Escrita Jornalística e os cursos de Português Específico para Jornalistas sobre as áreas da Saúde, Justiça, Educação, Economia, entre outras.

A formação de Português para Jornalistas foi planeada com base num estudo exaustivo, assente, entre outras estratégias, na análise sociolinguística do público-alvo e dos conteúdos na imprensa, rádio e televisão (editorias, línguas usadas…), na aplicação de testes diagnósticos e na análise de um corpus linguístico escrito de conteúdos informativos em português. As necessidades detetadas nortearam a elaboração dos planos e dos manuais de formação.

LER COMPLETO EM DILIGENTE

Alerta de tsunami é suspenso após terramoto perto de Tonga, no Pacífico Sul

SBT News | # Traduzido em português do Brasil

Um forte terremoto de magnitude 7,1 atingiu uma área próxima a Tonga, gerando inicialmente um alerta de tsunami que, depois, foi suspenso. O Serviço Geológico dos Estados Unidos informou que o tremor ocorreu a cerca de 100 quilômetros a nordeste da ilha principal, nas primeiras horas da manhã de segunda-feira (horário local).

O Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico, no Havaí, chegou a emitir um alerta para possíveis ondas perigosas, mas depois informou que não havia mais ameaça de tsunami. O tremor acontece três dias depois de um terremoto de magnitude7.7 causar danos em Mianmar e ser sentido na Tailândia.

De acordo com o site de notícias Talanoa o Tonga, sirenes de tsunami foram ouvidas após o terremoto, pedindo aos moradores que se deslocassem para o interior. Não houve relatos iniciais de danos.

Segundo a reportagem, os moradores do grupo de ilhas Ha'apai se deslocaram com calma para terrenos mais elevados.

Tonga é um país da Polinésia composto por 171 ilhas, com uma população de pouco mais de 100 mil pessoas, a maioria vivendo na ilha principal, Tongatapu.

O país está localizado a mais de 3.500 quilômetros a leste da costa da Austrália.

*As informações são da Associated Press

Ler mais acerca do terramoto de ontem no Sudeste Asiático:

Número de mortos após terremoto em Mianmar passa de 1.600

domingo, 30 de março de 2025

PR Horta Confuso Com a FRETILIN Que Sempre Votou Contra a Sua Viagem

Suara Timor Lorosae(STL) | # Traduzido em português do Brasil

O Presidente da República (PR), José Ramos Horta, está a provocar confusão com a oposição do Partido FRETILIN no Parlamento Nacional, que vota sempre contra a deslocação do Presidente da República ao estrangeiro, mesmo que este tenha recebido um convite de outro país.

O Presidente da República levantou esta questão através de um discurso, durante uma visita à Escola Secundária Pública Geral de Suai, sexta-feira (28/03/2025).

"Os grandes intelectuais do Parlamento Nacional dizem que são sábios, eu não me comparo a eles, é impossível, temos de reconhecer, eu curvo-me perante eles, porque são os únicos intelectuais. Sobretudo a FRETILIN radical, às vezes vejo, também fico confuso, porque a FRETILIN 2000 gosta de votar contra o Presidente da República no estrangeiro. por isso votem contra a sua viagem, é esse o convite", disse PR Horta.

O Presidente da República disse que muitas vezes os deputados votam contra porque o Presidente da República viaja para o estrangeiro, mas dá investidores para Timor Leste investir, mas a explicação ao Presidente é que durante este lobby muitos investidores e eles querem investir, mas Timor Leste está atrasado.

"Portanto, o Presidente da República não traz investidores, não, vêm muitos investidores, não não vêm. O problema está muito atrasado, isso não é da responsabilidade do Presidente da República. ponha lá eu peço ao grande rei por favor, que me ajude, porque eu prometo a mim, não.

O Presidente disse, explicando ao rei que, durante muitos anos, o Presidente sempre sonhou como mobilizar um grande orçamento para construir este local.

"O rei pegou na minha mão, disse que estava bom, eu aceitei. Então disse-lhe, quando voltei para casa, fiz uma carta oficial, formalizando o pedido. Depois, quando o projeto estiver pronto, começa com 100 lentamente, mas o local é espaçoso, 100% moderno.” Explique PR Horta.

Então, outro investidor do Japão para abrir uma fábrica, construir uma construção de navio a vapor em Timor, irá procurar por terras, anteriormente encontrou uma terra em Laleia, mas os engenheiros disseram, Laleia é muito estreita, não tem teto, é preciso encontrar um lugar.

“Então procuram outro sítio, para construir o vapor. Eu falei com o embaixador do Japão. Senão, as coisas vão andando, às vezes param à espera de demora do governo, então estudam o projeto que vem desde o início. uak Estudamos um mês, dois, o que já lá está, temos de estudar outra vez um ano, mais dois já”, disse o PR Horta.

O Presidente disse que, por vezes, viajar não é para atrair investidores, a diplomacia deve ser algo, um segredo com uma palavra, que defina completamente o lugar diplomático de Timor no mundo.

"Esta é a visibilidade, quando um país pequeno, mesmo 10, 20 vezes maior que Timor, as pessoas podem nunca falar de ti, nunca ouvir. Fui à Suíça em janeiro passado, uma cidade chamada Dabos, Fórum Económico Mundial, onde todas as pessoas ricas do mundo foram lá. Olha para o lado, para a frente, para trás, olha para esta sala Timor Leste é o único país pequeno lá, os outros não. Isto chama-se visibilidade, falo muitas vezes em várias conferências que falo, isto é visibilidade", disse Horta.

O Chefe de Estado disse que, com esta visibilidade, os investidores vêm, as pessoas querem vir porque vêem que os líderes timorenses são sofisticados, falam a língua, os timorenses devem estudar, estudar, estudar para se tornarem sábios. 

(eme)

Adesão de Timor-Leste continua em destaque nos preparativos para a 46ª Cimeira da ASEAN

Os preparativos para a 46ª Cúpula da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN), agendada para maio em Kuala Lumpur sob a presidência rotativa da Malásia, deram ênfase especial ao processo de filiação plena de Timor-Leste à organização regional. Neste contexto, o Secretário-Geral da ASEAN, Kao Kim Hourn, reuniu-se recentemente com os Ministros das Relações Exteriores da Malásia e da Indonésia para discutir questões-chave na agenda política e estratégica da ASEAN para 2025. 

Em 20 de março , em Putrajaya, o Secretário-Geral foi recebido pelo Ministro das Relações Exteriores da Malásia e Presidente das Reuniões de Ministros das Relações Exteriores da ASEAN (AMM), Dato' Seri Utama Haji Mohamad Bin Haji Hasan. Durante a reunião, o compromisso conjunto de fortalecer o processo de construção da comunidade da ASEAN foi reafirmado, em linha com as prioridades da presidência da Malásia. A agenda incluiu a adoção iminente da Visão da Comunidade da ASEAN 2045 e seus respectivos Planos Estratégicos, bem como a implementação do Roteiro de Timor-Leste para a Membro Pleno. 

Em 25 de março , em Jacarta, Kao Kim Hourn se encontrou com o Ministro das Relações Exteriores da Indonésia, Sugiono, onde ele mais uma vez reforçou o comprometimento da ASEAN com a integração de Timor-Leste. De acordo com uma declaração publicada no site oficial da ASEAN, a reunião abordou “várias questões-chave de importância para a ASEAN, particularmente na preparação para a 46ª Cúpula da ASEAN em maio de 2025, incluindo a adoção planejada da Visão da Comunidade da ASEAN 2045 e seus Planos Estratégicos, a filiação plena de Timor-Leste à ASEAN, bem como as relações externas da ASEAN”.

O Secretário-Geral também reafirmou o compromisso do Secretariado da ASEAN em apoiar a presidência da Malásia e todos os estados-membros na preparação para a 46ª Cúpula da ASEAN e a 58ª Reunião de Ministros das Relações Exteriores da ASEAN, programadas para maio e julho, respectivamente, em Kuala Lumpur.

Recentemente, durante o lançamento da campanha nacional “Dalan ba ASEAN”, o Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação Bendito dos Santos Freitas enfatizou que “a adesão à ASEAN é um objetivo nacional estratégico” e representa um “compromisso inabalável com a integração regional, a cooperação e a prosperidade coletiva”.

Timor-Leste Gov

Ler/Ver em TLgov:

Declaração do Primeiro-Ministro de Timor-Leste sobre o Terremoto em Mianmar e na Tailândia em 28 de março de 2025


MNE português promete reforçar ensino da língua chinesa em Portugal

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel, prometeu hoje, durante uma visita a Macau, reforçar o ensino da língua chinesa em Portugal, algo que descreveu como decisivo para o futuro do país.

"Com as autoridades chinesas fiz questão de dizer que nós nos vamos empenhar muito no ensino do chinês em Portugal", disse o chefe da diplomacia portuguesa, após uma visita de três dias à China continental.

Na capital, Pequim, Rangel encontrou-se com o homólogo chinês, Wang Yi, antes de se reunir com o vice-primeiro-ministro chinês, Ding Xuexiang, na ilha de Hainão, onde decorreu a conferência anual Fórum Boao.

"A situação hoje é muito melhor do que era há 20 anos (...). Já temos, de facto, uma capacidade de formação que não tínhamos de todo", disse Paulo Rangel, numa receção à comunidade portuguesa em Macau.

Além de licenciaturas em língua e cultura chinesas, o Instituto Confúcio, sob a tutela de uma agência governamental, garante cursos livres de mandarim em cinco universidades portuguesas: Porto, Aveiro, Coimbra, Lisboa e Minho.

No final de fevereiro, a reitora da Universidade dos Açores, Susana Mira Leal, anunciou a intenção de abrir também uma delegação do Instituto Confúcio na instituição.

A formação de pessoas fluentes em mandarim "é decisivo também para o nosso futuro", mas "não é suficiente para os desafios que temos pela frente", alertou Paulo Rangel.

Na terça-feira, o ministro tinha pedido às autoridades de Pequim que promovessem mais o ensino do chinês além-fronteiras, particularmente na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Perante um grupo de estudantes chineses durante uma palestra numa universidade no norte de Pequim, Rangel defendeu ainda que "Portugal é um país antigo, mas o português é a língua do futuro".

"É a língua mais falada no hemisfério sul e, até 2100, haverá mais de 600 milhões de falantes de português", previu o chefe da diplomacia portuguesa, num auditório com mais de cem alunos da Universidade de Estudos Estrangeiros de Pequim (`Beiwai`).

Rangel frisou ainda o peso económico dos países e regiões de língua oficial portuguesa, que estimou terem um Produto Interno Bruto conjunto de três biliões de euros.

"A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa seria o sexto maior bloco económico do mundo", explicou.

A mais antiga licenciatura em língua portuguesa na China foi criada em 1961, precisamente na Beiwai, e foi o único do género no país até ao final da década de 1990.

No entanto, o ensino do Português no continente chinês registou um crescimento acelerado nos últimos 25 anos, alimentado pela evolução das trocas comerciais entre a China e a lusofonia.

Não contando com Macau e Hong Kong, há mais de 50 universidades chinesas que ensinam português, incluindo como licenciatura ou disciplina opcional, abrangendo mais de 4.300 estudantes, segundo dados do Instituto Português no Oriente.

RTP | Lusa

Mais de 1000 mortes já confirmadas em Myanmar na sequência do sismo

USGS estima que sejam mais de 10.000 mortes

Assistência internacional começa a chegar ao país para ajudar nas operações de resgate

Nuno Fernandes | Diário de Notícias

Tailândia "voltou à normalidade após terramoto" , diz PM

A primeira-ministra tailandesa Paetongtarn Shinawatra disse hoje que o país "voltou à normalidade" após um terramoto mortal ter abalado a capital Banguecoque.

Shinawatra referiu que apenas um prédio desabou na capital, acrescentando que o edifício estava em construção e que nenhum outro sofreu impacto semelhante.

"Encarregámos o Departamento de Obras Públicas e Planeamento Urbano e Rural de investigar o que aconteceu [com o prédio desabado] e quais seriam os padrões futuros", disse a PM.

Pelo menos 10 pessoas morreram na Tailândia na sequência do terramoto. Na vizinha Myanmar, o número de mortos já ultrapassou os 1000.

Sismo foi muito mais violento em Mianamar. Vá ler.

LER COMPLETO EM PÁGINA GLOBAL

sábado, 29 de março de 2025

PR Horta Konfuzaun Ho FRETILIN Neebe Sempre Vota Kontra Ninia Viajen


Suara Timor Lorosae (STL) 

SUAI, STLTIMORLESTE.com – Presidente da República (PR), José Ramos Horta konfuzaun ho Bankada Opozisaun husi Partidu FRETILIN iha uma fukun Parlamentu Nasional, neebe sempre vota kontra Prezidente nia viajen ba rai liur, maske Prezidente hetan konvite husi nasaun seluk.

Prezidente Republika hatoo kestaun nee liu husi diskursu, bainhira vizita Eskola Sekundaria Jeral Publiku Suai, Sesta (28/03/2025).

"Matenek boot iha Parlamentu Nasional koalia nee sira matenek, hau la kompara aan ho sira, nee labele, ita tenke rekonhese, hau hakruuk ba sira, tanba sira mesak matenek deit. Liu-liu sira FRETILIN radikal, dala ruma hau haree, hau mos konfuzaun, tanba FRETILIN 2000 sira nee mak gosta vota kontra Prezidente Republika ba liur. Ema boot iha liur konvida hau, la konvida sira, sira hirus, entaun vota kontra fali nia viajen, nee ema mak konvida,” dehan PR Horta.

Prezidente Republika hatete, dala barak deputadu no deputada sira vota kontra tanba deit dehan Prezidente Republika viajen ba rai liur maibe dado investidor mai Timor Leste hodi halo investimentu, maibe esplikasaun hodi Prezidente katak durante nee lobi invetor barak no sira hakarak mai halo invetimentu, maibe Timor Leste mak demora.

"Entau hatete Prezidente Republika la dada investidor mai, lae, investidor lubuk ida loos mai, laos la mai. Problema bainhira too iha nee, demora tebes-tebes, nee laos ona Prezidente Republika nia responsabilidade. Se hau mak responsavel karik, ema hakarak loke fabrika ruma, hau asina kedas ohin, laos demora tinan ida, rua, balu tinan lima. Maibe hau bele hatete, hau relasaun diak ho sira diak ho United Arabe Emirante, tinan kotuk, Outubru 2023 hau ba iha neeba, hau koalia ho liurai boot iha neeba Hau husu ba liurai boot nee favor, ita boot tulun hau, tanba hau promete ba hau rasik, laos. promete ba povu, ka publiku, promete ba hau rasik, hau hakarak haree, halo rezidensia ida kualidade. Nunee joven feto timorense sira bele hela iha neeba, tanba barak husi foho mai iha Dili estuda, hela iha fatin neebe aat loos, bee moos laiha, sintina aat loos, hein fatin laiha,” dehan PR Horta.

Prezidente dehan, esplika ba liurai boot nee katak, tinan lubuk ida nia laran Prezidente sempre mehi oinsa bele hetan mobiliza orsamentu boot ida atu halo fatin nee.

"Liurai nee kaer hau nia liman, nia hatete nee diak, hau simu nee. Depois hau hatete ba nia, hau bainhira fila ba uma, hau halo karta ofisial ida, formaliza pedidu nee. Nia kaer hau nia liman hatete, lalika, hau kompriende ona, nee hau sei halo, enjenheiru sira mai tiha ona, dala hira iha Dili, hasoru madre Canosiansa sira iha Balide. Tanba primeiru tenke buka fatin ida boot, luan, segundu tenke iha instituisaun ruma nunee kaer projetu nee bainhira prontu. hahu deit ho 100 neineik, mas fatin nee luan, moderno 100%.” Esplika PR Horta.

Nunee ida seluk investidor husi Japão atu loke fabrika, harii konstrusaun roo ahi iha Timor, sei buka rai, uluk hetan tiha ona rai ida iha Laleia mas enjenheiru sira hatete, Laleia nee kloot demais, tetuk laiha, tenke buka fatin.

"Entaun sira buka fatin seluk, atu halo konstrusaun roo ahi nee hau koalia ho Embaixador Japão. Seluk tan, buat lao daudaun, dala ruma paradu espera demora iha governu, nunee estudo projetu neebe mai tiha ona husi uluk. Maibe hau katak Ministru Transporte Komunikasaun estudo lalais, labele halo fali hanesan Prezidente Republika Lu Olo, sei estuda, estuda, Manetelo nee sai fali hanesan Lu Olo numeru daruak Ita estuda fulan ida, rua, buat neebe iha tiha ona, tenke estuda fali tinan ida, rua tan tiha ona”, katak PR Horta.

Prezidente dehan, dala ruma viajen laos atu dada investor lae, diplomasia nunee tenke buat ida, segredu ida ho liafuan ida, hanesan define completamente Timor nia diplomasia fatin iha mundu.

"Mak ida nee, vizibilidade, bainhira rai kiik, mezmu boot liu Timor dala 10, 20, ema bele nunka koalia kona-ba o, nunka rona. Hau ba fulan Janeiru liu ba nee Suisa sidade ida naran Dabos, Word Economic Forum, iha neeba ema riku boot oin-oin iha mundu tomak ba iha neeba. Líder mundial, político, diplomatiku, industrial hotu-hotu ba iha neeba, hau haree hateke ba sorin, ba oin, kotuk, haree iha sala nee Timor Leste uniku país kiik mak iha neeba, sira seluk lae Nee mak bolu vizibilidade, hau koalia dala barak loos iha konferensia oin-oin hau mak ba koalia, nee mak halo visibilidade”, Katak Horta.

Xefe Estadu dehan, ho vizibilidade nee mak investidor mai, ema hakarak mai tanba sira haree líder Timor nian sira sufistifikadu, koalia lian, Timoroan tenke buka estuda, estuda, estuda atu sai matenek.

(eme)

Usar tradutor para Tetun -Português <> Utilizar traductor tetun - portugués

Jornalista timorense lança livro sobre Xanana Gusmão para "preservar a memória"

O jornalista Câncio "Casimata" Ximenes apresentou esta terça-feira o livro "Xanana Sasulu Dane Nian", que inclui notícias sobre Xanana Gusmão, discursos e artigos escritos pelo líder timorense.

O jornalista timorense Câncio “Casimata” Ximenes apresentou esta terça-feira o livro “Xanana Sasulu Dane Nian“, que inclui notícias, mas também artigos e discursos do atual primeiro-ministro de Timor-Leste, com o objetivo de “preservar a memória”.

“Escrevi este livro com a intenção de preservar a memória do passado. O avô Xanana costuma dizer: ‘Um país sem memória é pobre de espírito‘”, disse o jornalista.

“Assim, este livro tem como primeiro objetivo preservar a memória de Xanana, os artigos que escreveu e os discursos sobre reconciliação, paz e justiça, para que as novas gerações os possam conhecer no futuro”, afirmou Câncio Ximenes no lançamento da obra, em Díli.

O livro inclui notícias do jornalista sobre Xanana Gusmão, discursos feitos pelo atual primeiro-ministro em vários países do mundo enquanto ocupava as funções de chefe de Estado e artigos escritos pelo líder timorense sobre reconciliação, justiça e paz.

“Essa atuação fez com que Xanana Gusmão se tornasse um modelo de “paz” para o mundo”, disse Câncio Ximenes.

Sismo de magnitude 7.7 na escala de Richter atinge sudeste asiático

Inês Moreira Santos, Mariana Ribeiro Soares, Carlos Santos Neves, Cristina Sambado - RTP

Um forte sismo atingiu esta sexta-feira o sudeste asiático, em particular o centro de Myanmar, a antiga Birmânia. O abalo de magnitude 7.7 na escala de Richter foi sentido também em Banguecoque, na vizinha Tailândia, e em território chinês. Acompanhamos aqui, ao minuto, todos os desenvolvimentos.

Trump promete ajuda a Myanmar

O presidente dos Estados Unidos confirmou ter já falado com autoridades em Mianmar por causa do terremoto que atingiu o país. Donald Trump anunciou que a sua Administração está disponível para assegurar alguma forma de assistência.

"Nós vamos ajudar", disse a jornalistas na Casa Branca.

Marcelo envia mensagens de condolências aos Povos da Tailândia e Myanmar

O presidente da República de Portugal enviou "uma mensagem de condolências ao Rei Vajiralongkorn da Tailândia, expressando a solidariedade do povo português num momento tão difícil para as populações das regiões mais afetadas por esta catástrofe natural".

Na sequência do sismo, Marcelo Rebelo de Sousa transmitiu também "o seu pesar" às autoridades do Myanmar, onde teve origem o abalo, de acordo com o site da Presidência da República.

ONU mobiliza-se para ajudar povo de Myanmar

As Nações Unidas estão a mobilizar-se para ajudar as vítimas do terramoto que abalou o Sudeste Asiático, especialmente em Myanmar. 

"O Governo de Myanmar solicitou apoio internacional e a nossa equipa em Myanmar já está em contacto para mobilizar plenamente os nossos recursos na região para apoiar o povo de Myanmar", anunciou António Guterres, em declarações aos jornalistas na sede da ONU, em Nova Iorque. 

"É claro que há outros países afetados. Mas o epicentro está em Myanmar, e Myanmar é o país mais fraco na situação atual", acrescentou o líder da ONU, enviando as condolências ao Governo e aos povos da região.

Terramoto sentido em regiões chinesas

O terremoto foi sentido nas províncias chinesas de Yunnan e Sichuan e causou danos e feridos na cidade de Ruili, na fronteira com Myanmar.

Análise do USGS projeta milhares de mortos em sismo em Myanmar

Uma análise preditiva do governo dos Estados Unidos baseada na força e profundidade do terramoto de sexta-feira em Myanmar estimou que poderia haver milhares de mortes e graves perdas económicas, sendo as regiões de Sagaing e Meiktila as mais atingidas.

“No geral, a população desta região reside em estruturas que são vulneráveis ​​a tremores de terra, embora existam estruturas resistentes”, referiu a análise.

"É provável que haja um grande número de vítimas e danos extensos e que o desastre seja provavelmente generalizado", afirmou.

A MRTV estatal de Myanmar estimou o número de mortos até ao momento em pelo menos 144 mortos e 732 feridos.

Líder da Junta militar apela por socorro a "todos os países, todas as organizações"

O chefe da junta militar que governa Myanmar apela "todos os países, todas as organizações" a vir em socorro das vítimas.

Num discurso difundido pelos meios de comunicação estatais, Min Aung Hlaing admitiu um aumento substancial do número de vítimas mortais causadas pelo sismo de 7,7.

ONU mobiliza equipas para prestar ajuda no sul da Ásia

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas, António Guterres, afirmou na rede social X que a organização “está a mobilizar-se para ajudar os que necessitam” no sudeste asiático, o forte sismo com epicentro em Myanmar ter abalado a região.

“O meu coração está com as pessoas afetadas pelo terrível terramoto que atingiu hoje partes do Sudeste Asiático. Envio as minhas condolências aos governos e aos povos da região”, escreveu Guterres.

Derrocada de edifício em Banguecoque fez cinco mortos e 117 desaparecidos

Há 117 pessoas desaparecidas e cinco mortas após a derrocada de um edifício em Banguecoque esta sexta-feira na sequência do sismo, segundo anunciaram as autoridades da operação de resgate.

Junta militar reporta pelo menos 144 mortos e 732 feridos em Myanmar

A junta militar que governa Myanmar avançou que pelo menos 144 pessoas morreram e 732 ficaram feridas no sismo desta sexta-feira.

O líder da junta militar, Min Aung Hlaing, alertou que o número de mortos e de feridos pode aumentar e anunciou que abriram rotas para assistência internacional.

Min Aung Hlaing apelou a "todos os países, todas as organizações" para que ajudem as vítimas do sismo.

RTP

10 pessoas morreram e 100 estão desaparecidas em Banguecoque devido ao sismo

Pelo menos 10 pessoas morreram, 16 ficaram feridas e mais de 100 continuam desaparecidas em Banguecoque depois de três edifícios em construção terem ruído, após um sismo de magnitude 7,7 em Myanmar.

A vice-governadora da capital da Tailândia, Tavida Kamolvej, atualizou o número de mortos, enquanto os esforços de resgate continuam, incluindo num edifício perto do popular mercado de Chatuchak, onde dezenas de pessoas continuam desaparecidas.

 Sapo | Lusa

sexta-feira, 28 de março de 2025

BUI-LESA: A FORÇA DE UMA MULHER NA LUTA PELA INDEPENDÊNCIA

Lourdes do Rêgo | Diligente 

Bui-Lesa, um nome que ecoa na história da resistência timorense, representa a força inabalável das mulheres na luta pela independência. Desde tenra idade, enfrentou os horrores da guerra, desafiando o medo e a opressão. O seu legado é um testemunho da coragem feminina na construção da liberdade.

Ana Senhorinha Alves da Silva, conhecida como Bui-Lesa, é uma mulher destemida. Desde a adolescência, dedicou-se à luta pela independência de Timor-Leste, enfrentando os horrores da guerra com coragem inabalável. Além de combatente, desempenhou um papel essencial em funções de apoio estratégico, demonstrando a força das mulheres na resistência. A sua trajetória representa a contribuição fundamental das mulheres na busca pela liberdade e na garantia de direitos fundamentais, frequentemente negados.

Nascida a 12 de fevereiro de 1965, filha de Sebastião Alves e Miranda Olinda Alves da Silva, Bui-Lesa é a terceira de cinco irmãos, quatro mulheres e um homem.

Aos 13 anos, começou a envolver-se na luta pela independência de Timor-Leste, particularmente através da sua participação na Frente Revolucionária de Timor-Leste Independente (FRETILIN). O seu envolvimento não se limitava à educação, mas também procurava fortalecer o seu espírito de resistência pela liberdade e autodeterminação do seu país. Desde tenra idade, o seu compromisso com a causa e a determinação em contribuir para a mudança foram evidentes. A sua adesão à FRETILIN e a experiência na luta moldaram a sua compreensão da realidade política e das formas pelas quais poderia contribuir para um futuro mais justo.

Conselho das Comunidades Portuguesas para Ásia e Oceânia defende voto eletrónico

O presidente do Conselho Regional das Comunidades Portuguesas da Ásia e Oceânia, Rui Marcelo, defendeu o voto eletrónico para facilitar a participação de emigrantes nas eleições.

"O voto eletrónico tem sido uma bandeira do Conselho das Comunidades Portugueses já há vários mandatos, porque não tem sido um tema consensual, diria eu, junto das autoridades governamentais portuguesas e junto dos grupos parlamentares", disse Rui Marcelo, quando questionado pela Lusa.

"Temos estado a discutir essa possibilidade com as autoridades portuguesas e, pela nossa parte, o processo já teria sido acelerado", salientou.

Rui Marcelo falava aos jornalistas no final da reunião do Conselho Regional das Comunidades Portuguesas da Ásia e da Oceânia (que inclui China, Tailândia, Coreia do Sul, Japão, Singapura, Austrália e Timor-Leste), que decorreu entre quinta-feira e hoje em Díli.

Embora o voto por correspondência tenha sido o procedimento normal, o responsável disse que existem "sempre problemas relativamente às datas em que esses votos acabam por chegar à Comissão Nacional de Eleições", salientando que as próximas legislativas, marcadas para 11 de maio, vão "criar desafios muito importantes no processo de participação".

Em fevereiro, o parlamento aprovou uma resolução apresentada pelo PSD para a realização de uma experiência para testar o voto eletrónico na emigração.

Durante os dois dias do encontro, os conselheiros debateram também formas de cooperação entre os círculos no setor da educação e associativismo, na área da economia e das questões consulares e sobre as potencialidades artísticas e culturais.

RTP - Lusa

Polícia timorense celebra 25 anos de existência com mais de 2.700 promoções

Díli, 27 mar 2025 (Lusa) -- A Polícia Nacional de Timor-Leste (PNTL) assinalou hoje o 25.º aniversário da sua criação com a promoção de 2.763 agentes, que vão transformar a estrutura daquela força de segurança que começou em 2000 com 50 polícias.

"Hoje, dia 27 de março de 2025, não celebramos apenas o aniversário da vossa instituição, mas também um momento histórico de transformação institucional", afirmou o primeiro-ministro, Xanana Gusmão.

O chefe do executivo falava na cerimónia realizada no Palácio do Governo para assinalar os 25 anos de criação da PNTL, que começou em 2000 com a formação de 50 jovens polícias, que deram origem ao Serviço de Polícia de Timor-Leste.

"A PNTL nasceu juntamente com a construção do Estado, mesmo antes da restauração oficia da independência [a 20 de maio de 2002]. Desde então, esta instituição enfrentou obstáculos, crises e grandes desafios", disse Xanana Gusmão, salientando que hoje aquela instituição é um dos "pilares essenciais da democracia, ao serviço do povo".

No discurso, o primeiro-ministro timorense destacou também que as promoções realizadas hoje "representam um compromisso do Governo em promover uma cultura institucional que valorize a coragem, o sacrifício, a disciplina e a prestação de serviço, garantindo o contínuo reforço da capacidade institucional da nossa polícia".

"As promoções visam corrigir desequilíbrios históricos, fortalecer a estrutura de comando, reconhecer os contributos extraordinários e valorizar a capacidade de liderança em momentos difíceis", disse Xanana Gusmão.

Xanana Gusmão explicou também que a promoção de 2.763 agentes da polícia vai transformar "profundamente a estruturas da PNTL".

"A renovação geracional promoverá uma força de segurança mais capacitada e profissional, guiada por valores fundamentais como a hierarquia, a disciplina e a integridade", afirmou o primeiro-ministro, considerando que o dia de hoje marca o "início de uma nova era".

Na cerimónia também foram condecorados, com o grau insígnia da Ordem de Timor-Leste, o comandante-geral da GNR, tenente-general Rui Alberto Ribeiro Veloso, o chefe da polícia da Indonésia, general Listyo Sigit Prabowo, e o comissário da Polícia Federal da Austrália, Reece Kershaw.

MSE // SB - Lusa

Professores do quadro da Escola Portuguesa de Díli iniciam greve de dois dias

Díli, 27 mar 2025 (Lusa) -- Os professores do quadro da Escola Portuguesa de Díli estão a reivindicar partir de hoje melhores condições laborais, com uma greve de dois dias, que se realizará igualmente nas escolas congéneres de Moçambique, Angola e São Tomé.

"Consideramos que não é uma situação para a qual quiséssemos caminhar, mas com o arrastar da situação desde setembro de 2024 e com o aproximar do final do ano letivo, consideramos urgente e extremamente importante continuar a alertar o Governo para a nossa situação, que continua precária", afirmou Bruno Torres, porta-voz dos professores do quadro da Escola Portuguesa de Díli.

Bruno Torres falava à Lusa na entrada daquele estabelecimento de ensino, onde professores do quadro, contratados e em mobilidade estatuária se juntaram num protesto por "equidade para todos", como se podia ler nos vários cartazes espalhados pelo local.

Questionado pela Lusa sobre a solidariedade demonstrada pelos colegas, Bruno Torres afirmou que os "colegas não deixam de compreender a situação precária" e "juntaram-se e solidarizaram-se", tal como os professores contratados.

"É uma manifestação clara de um corpo docente que está a 16 mil quilómetros de Portugal e que sente que a dificuldade não é só para alguns, é para todos", afirmou o professor.

A Indonésia junta-se ao BRICS: o que isso significa para Papua Ocidental?

Ali Mirin* | Research Ásia-Pacífico | # Traduzido em português do Brasil - use o tradutor para outros idiomas

A Indonésia se juntou oficialmente ao BRICS (consórcio Brasil, Rússia, China e África do Sul) em 6 de janeiro — marcando um marco significativo em suas relações exteriores. Em uma declaração divulgada em 7 de janeiro, o Ministério das Relações Exteriores da Indonésia enfatizou que essa adesão reflete a dedicação da Indonésia em fortalecer a cooperação multilateral e sua crescente influência na política global. O ministério destacou que se juntar ao BRICS se alinha com a política externa independente e proativa da Indonésia, que busca manter relações equilibradas com as principais potências, ao mesmo tempo em que prioriza os interesses nacionais.

Este movimento crucial mostra os esforços de Jacarta para aumentar sua presença internacional como uma potência emergente dentro de um grupo seleto de influenciadores globais. Tradicionalmente, a Indonésia adotou uma postura não alinhada enquanto reforçava sua força militar e econômica por meio de colaborações com nações ocidentais e orientais, incluindo os Estados Unidos, a China e a Rússia. Ao se juntar ao BRICS, a Indonésia está claramente sinalizando uma mudança de seu status não alinhado, alinhando-se com uma coalizão de potências emergentes prontas para desafiar e redefinir o cenário geopolítico global existente dominado por uma ordem neoliberal ocidental liderada pelos EUA.

Os defensores de um mundo multipolar, defendido pela China, Rússia e seus aliados, podem ver a entrada da Indonésia no BRICS como uma vitória significativa. Em contraste, os defensores do mundo unipolar liderado pelos EUA, frequentemente chamado de “ordem internacional baseada em regras”, podem ver a decisão da Indonésia como uma mudança lamentável que pode desencadear ações retaliatórias dos EUA.

O futuro determinará como a Indonésia equilibrará suas relações com essas duas superpotências. No entanto, há uma preocupação considerável sobre as potenciais consequências para a Indonésia de seus aliados de longa data dos EUA.

As nações menores das ilhas do Pacífico, que a Indonésia vem tentando conquistar em uma tentativa de frustrar o apoio à independência da Papua Ocidental, também podem se envolver na mira de rivalidades geoestratégicas, e sua resposta à adesão da Indonésia à aliança BRICS será crucial para o destino da Papua Ocidental.

domingo, 23 de março de 2025

TIMOR AGORA VAI SER REATIVADO BREVEMENTE -- TIMOR AGORA SEI REATIVA LIU

TIMOR AGORA VAI SER REATIVADO BREVEMENTE

NESTE MÊS DE MARÇO PLANEÁMOS REATIVAR A NORMALIZAÇÃO DE PUBLICAÇÕES DO TIMOR AGORA. BREVEMENTE (no máximo de uma semana) PODERÁ VOLTAR A CONTAR CONNOSCO E COM AS NOSSAS POSTAGENS.

CONTAMOS CONSIGO COMO LEITOR, PARTICIPANTE E COLABORADOR NUM TEMA QUE NOS FOI E É MUITO QUERIDO: TIMOR-LESTE, O POVO, A POLÍTICA, AS NOTÍCIAS, A CULTURA, O DESPORTO, A JUSTIÇA E AS INJUSTIÇAS JURÍDICAS E SOCIAIS, A ECONOMIA, A CORRUPÇÃO, A DEMOCRACIA  A ANTI-DEMOCRACIA, OPINIÃO LIVRE, ETC.

SEJAM BEM-VINDOS NAS VOSSAS VISITAS E PARTICIPAÇÕES NO TIMOR AGORA. CONTACTEM-NOS E FACULTEM-NOS INFORMAÇÕES PELO EMAIL  timoragora@gmail.com

Obrigadu barak

TIMOR AGORA SEI REATIVA LIU

IHA FULAN MARSU IDA NE'E AMI PLANO ATU REATIVA NORMALIZASAUN PUBLIKASAUN SIRA IHA TIMOR AGORA. TEMPU (maizumenus iha semana ida nia laran) ITA-BOOT SEI BELE KONTA FALI HO AMI NO AMI-NIA POST SIRA.

AMI KONTA HO ITA-BOOT NUDAR LEITÓR, PARTISIPATE NO KOLABORADORA BA TOPIKU IDA NE'EBÉ AMI DOBEN NO DOBEN TEBES: TIMOR LESTE, POVU, POLÍTIKA, NOTÍSIA, KULTURA, DESPORTU, JUSTISA NO JURIDIKU NO SOSIÁTIKA, ACY NO ANTI-DEMOKRASIA, OPINIAUN LIBERTA, NST.

BEMVINDU BA ITA-BOOT NIA VIZITA NO PARTISIPASAUN SIRA IHA TIMOR AGORA. FAVOR KONTAKTU AMI NO FO INFORMASAUN LIU HUSI EMAIL timoragora@gmail.com

Obrigado barak

Redasaun TA

quinta-feira, 2 de janeiro de 2025

Navegando em 2025: Cinco questões são mais importantes para a Indonésia

Bogor, Java Ocidental (ANTARA) - À medida que 2024 se aproxima do fim e o mundo faz a contagem regressiva para 2025, a instabilidade global continua, marcada por uma série de eventos trágicos em várias regiões.


As tragédias decorrentes da crescente rivalidade geopolítica e da fragmentação geoeconômica estão parcialmente ligadas aos efeitos da guerra e do conflito, bem como aos desafios impostos pelo aquecimento global e pelas mudanças climáticas.

À medida que a campanha genocida em andamento de Israel, que resultou na morte de mais de 46 mil palestinos na Faixa de Gaza, continua em direção ao final de 2024, o mundo também testemunhou incidentes de aviação no Cazaquistão, Canadá, Noruega e Coreia do Sul.

Em um cenário "Que sera, sera", a Indonésia, como muitas nações, deve se concentrar na preparação, reconhecendo que, embora o futuro seja incerto, medidas proativas são essenciais para navegar pelos desafios esperados e inesperados no próximo ano.

2025: PR Ramos Horta pede a todos que reforcem a solidariedade neste novo ano

DÍLI, STLTIMORLESTE.com – O Presidente da República (PR), José Ramos Horta pediu a todos que reforcem a solidariedade e a harmonia para enfrentar o novo ano.

No dia 1 de Janeiro, o Presidente da República, José Ramos Horta celebrou o novo ano de 2025 bom para todos, pelas 23h00 antes de entrar no dia 1 de Janeiro de 2025, o Presidente da República, José Ramos Horta proferiu um discurso no Palácio Presidencial para celebrar o ano encontrou-se com o povo. Neste discurso, transmitiu uma mensagem de esperança e unificação, enfatizando a unidade nacional.

O Chefe de Estado pediu a todos que reforcem a solidariedade em harmonia, para enfrentar os desafios do novo ano. No novo ano de 2025, a Austrália e Timor-Leste anunciarão novas iniciativas importantes para apoiar o desenvolvimento económico de Timor-Leste.

“Recentemente ouvimos o Primeiro-Ministro da Austrália, Anthony Albanese e o Primeiro-Ministro de Timor-Leste, Kay Rala Xanana Gusmão fazerem uma declaração conjunta para obtermos melhores informações para a nossa economia”, disse o PR, Ramos Horta.

No que diz respeito ao Desenvolvimento Sustentável, o Presidente da República sublinhou ainda a importância da participação e do contributo dos jovens para o desenvolvimento do país, para garantir um futuro risonho.

“Em 2025, esperamos poder aderir à ASEAN, mas esta é a decisão dos líderes da ASEAN. Para concretizar este sonho, o Chefe de Estado pede a todos, especialmente aos grupos juvenis de artes marciais, que assumam o compromisso de não praticar a violência e devemos espalhar a paz, espalhar o amor neste país”, afirmou o Chefe de Estado.

Por fim, o Presidente da República quer também promover a justiça e a paz, não deve haver violência no lar, principalmente não bater nas crianças, os homens em casa não devem bater nas mulheres, devem criar harmonia, justiça e paz, porque esta é o importante base baixa estabilidade nacional.

O Presidente da República pediu ao povo que continuasse a reforçar estes valores e a trabalhar em conjunto para um futuro melhor para Timor-Leste.

(eme) - Original em Suara Timor Lorosae (STL) - # Traduzido de tétum para português

quarta-feira, 1 de janeiro de 2025

Timor-Leste: Desconhecido Usou Arma e Disparou Contra Residência Do Ex-Presidente Lu Olo

DILI, STLTIMORLESTE.com – Alguns desconhecidos a meio da noite, às 00h00 hora de Timor Leste (OTL) ou quarta-feira (01/01), com recurso a armas dispararam contra a residência do antigo Presidente da República, Francisco Guterres "Lu Olá".

“Com efeito, ontem à noite pelas 00h00, desconhecidos aproveitaram-se do som de foguetes, dispararam contra a residência do antigo Presidente da República e Presidente do Partido FRETILIN, Francisco Guterres Lú Olo com a intenção de o matar, ”De acordo com comunicado do STL acedido na página oficial de Facebook do ex-Presidente da República, Francisco. Guterres “Lu Olo” na quarta-feira (01/01/2025).

A bala que foi disparada contra a residência do ex-Presidente da República, perfurou o telhado da casa e atingiu também a mesa que os antigos titulares utilizavam.

Assim, após a ocorrência do incidente, a segurança pessoal do ex-Presidente da República informou imediatamente a PNTL e o Comando das F-FDTL, o PCC, a PM, a INTELIGÊNCIA MILITAR e a POLÍCIA FORENSE à residência para fazerem observação directa e investigarem o facto ocorrido.

“Obrigado pelo vosso profissionalismo através da prática demonstrada em momentos de perigo para a vida das pessoas, nesta ocasião informo também a segurança pessoal dos titulares de órgãos de soberania ou ex-titulares para prestarem atenção e darem boa segurança a todos os nossos dirigentes. Obrigado pela atenção e continuação Feliz Ano Novo 2025 para todos nós”, lia-se na página oficial do Facebook.

Anteriormente, também houve pessoas que dispararam contra a residência do antigo Presidente da República e do Partido FRETILIN.

(alva) – Suara Timor Lorosae (STL) - Ler no original STL - # Traduzido de tétum para português

2025 JÁ CHEGOU AOS PAÍSES DO ORIENTE, SUDESTE ASIÁTICO E OCEÂNIA

2025. Passagem de ano em Timor-Leste

Timor-Leste, Hong-Kong e Macau já receberam 2025 efusivamente

2025 chega ao Japão, Coreias (e mais). Que países se seguem?

Ano Novo está aí, e com ele os festejos associados à passagem do ano. Foguetes, espetáculos de luzes e alegria prometem 'iluminar' as próximas horas, um pouco por todo o mundo.

O primeiro país a 'virar' o ano é o Kiribati, localizado na Oceânia, que entra em 2025 quando o relógio marcar as 10 horas desta terça-feira em Portugal continental.

Por cá, nem todos os portugueses entram no novo ano ao mesmo tempo - com os Açores a entraram uma hora depois do Continente -, e o mesmo acontece com alguns países, como é o caso do Brasil, Argentina ou Estados Unidos.

Os últimos territórios a entraram em 2025 ficam no Oceano Pacífico.

Notícias ao Minuto em Página Global