sexta-feira, 5 de junho de 2015

Timor-Leste perdeu "um dos seus filhos mais ilustres" com a morte de Lasama de Araújo - PR


Díli, 05 jun (Lusa) - Timor-Leste está de luto porque perdeu, com a morte do ministro Lasama de Araújo, um dos seus filhos mais ilustres, homem "corajoso e moderador", que sempre trabalhou pela paz e estabilidade do país, afirmou hoje o Presidente timorense.

Taur Matan Ruak falava numa sessão solene de homenagem a Fernando Lasama de Araújo, que morreu terça-feira devido a uma trombose. Na cerimónia, o Presidente timorense condecorou Lasama de Araújo, a título póstumo, com a Ordem de Nicolau Lobato.

"Sinto-me profundamente consternado pelo desaparecimento repentino do filho de Timor. Nesta hora de dor, luto e tristeza profunda nos nossos corações, quero transmitir em nome pessoal e dos timorenses o sentimento de profundo pesar e condolências a todos os familiares enlutados e aos muitos amigos do falecido", afirmou.

"Mostrou desde jovem a sua coragem e inteligência, que como líder estudantil conquistaram a admiração das pessoas, da sua geração e de todos os nacionalistas", disse.

Para Taur Matan Ruak, o homem que chegou a ocupar, interinamente, a Presidência da Republica durante alguns meses, em 2008, é um exemplo de "coragem, dedicação e capacidade de sacrifício" tendo sido um "ativista que os adversários temiam" e um criador de unidade na causa timorense.

"Mostrou grande capacidade como pessoa e politico, um líder carismático, um espírito conciliador e dialogante no exercício de altas funções do Estado. Conquistou o respeito dos timorenses pelo seu amor à pátria, profundo sentido de Estado e defesa do interesse nacional", afirmou.

Para o chefe de Estado, a melhor forma de honrar a memória de Lasama de Araújo é "continuar o trabalho a que dedicou a sua vida", trabalhando pela paz e estabilidade e pelo desenvolvimento do país, especialmente agora na batalha pelo conhecimento.

"Vamos continuar o seu trabalho e vencer como venceu os combates que liderou ao longo da sua vida", afirmou.

"Esta condecoração é o reconhecimento dos valiosos serviços prestados a Timor-Leste. Expressa admiração e respeito do país interior a quem será para sempre lembrado por nós e pelas gerações vindouras. Uma pessoa de bem e um grande homem da nossa terra. Que descanse em paz, eternamente", disse.

O funeral de Lasama de Araújo decorre hoje no Jardim dos Heróis Nacionais em Metinaro, leste de Díli.

ASP // JPS - Foto António Marçal, Facebook

Sem comentários: