sexta-feira, 17 de agosto de 2018

Rapaz de 12 anos em greve de fome há duas semanas num centro de migrantes em Nauru


Sydney, Austrália, 16 ago (Lusa) -- Um rapaz de 12 anos está há duas semanas em greve de fome num centro para migrantes financiado pela Austrália na ilha de Nauru, no Pacífico Sul, alertou hoje a organização Médicos para os Refugiados.

O rapaz, de nacionalidade iraniana, está há cinco anos com a família naquele remoto país insular, onde a Austrália estabeleceu um centro para migrantes e refugiados que tentam chegar por via marítima ao território australiano.

"Ele [o rapaz] tem uma situação familiar difícil e há quase duas semanas recusa alimentos sólidos e líquidos", disse à televisão australiana ABC o presidente da organização médica humanitária Doctors for Refugees, Barri Phataford.

"Não quero dar muitos pormenores sobre a sua condição clínica, mas é evidente que quando uma criança não quer comer nem beber por duas semanas é porque está profundamente deprimida", acrescentou.

Para o médico, o rapaz, como tantos outros refugiados, "perdeu completamente a esperança" de ir para a Austrália.

Fontes médicas do centro disseram ao jornal britânico The Guardian que o rapaz está sedado para que lhe possam ser administrados líquidos por via intravenosa.

"A situação é crítica. Eles sabem disso, em Camberra, mas não acontece nada", disse a fonte.

Um porta-voz do Ministério do Interior da Austrália escusou-se a comentar o caso e afirmou que Nauru "tem uma ampla gama de serviços de saúde", que inclui especialistas em saúde mental.

A transferência de refugiados e migrantes para a Austrália ou para outros países é avaliada caso a caso, desconhecendo-se se o caso do rapaz está a ser avaliado.

Alguns casos médicos são transferidos, segundo o Guardian, mas normalmente só ao fim de muitos relatórios médicos.

O jornal refere o caso de duas crianças que deverão sair do centro na sexta-feira.

Trata-se de um rapaz de 8 anos, autista, cujos pais estão doentes, e outro de 14 anos, com uma perda de massa muscular tão acentuada que pode nunca voltar a andar normalmente.

Agências da ONU e organizações humanitárias têm denunciado a deterioração da saúde mental dos migrantes retidos nestes centros, especialmente dos menores.

A Austrália mantém desde 2013 uma restritiva política de imigração, que passa por manter os migrantes e refugiados em centros localizados noutros países.

Além de Nauru, Camberra tinha outro centro em Manus, na Papuásia-Nova Guiné, mas esse foi encerrado em outubro passado depois de um tribunal papuásio o declarar ilegal.

Estima-se que haja atualmente 1.100 refugiados em Nauru, entre os quais 120 menores, e cerca de 800 pessoas continuam em Manus à espera de ser transferidas para outros países.

MDR // EL

Sem comentários: