segunda-feira, 3 de novembro de 2008

11 DE FEVEREIRO É DATA A ABOLIR?


Timor está calmo, poucas notícias de relevo surgem sobre o país. O primeiro-ministro Xanana Gusmão fez uma viagem ao Kuwait, oficial por dois dias com mais uns quantos para descansar.

Entretanto a justiça timorense parece viver no melhor dos mundos. O tempo passa sobre acontecimentos que levaram a PGR a estar sob fogo cruzado mas aparentemente tudo isso lá vai. Será que também está a tirar umas semanas de férias?

Nos corredores da ONU fala-se de uma investigação paralela de sua responsabilidade que já contém conclusões. É sobre o 11 de Fevereiro que, segundo parece, os dirigentes timorenses arrecadaram numa gaveta das que são mesmo para esquecer. O relatório só em determinados pormenores é coincidente com algumas teorias já divulgadas publicamente mas tudo indica que avança com dados desconhecidos do grande público e com conclusões de algum modo bombásticas. Por enquanto é objeto de conversas em privado, de corredores e gabinetes, mas ele há-de sair e promete causar arrepios ao senhor Procurador Geral da República de Timor-Leste, pelo menos a esse senhor e ao seu gabinete. Fiquemos a aguardar pelas sensacionais notícias que nos poderão fazer entender muitas das misteriosas situações do fatídico dia. Enquanto isso, quando é que a justiça timorense divulga o relatório dos dados e conclusões que possui? Ou será que 11 de Fevereiro é uma data a abolir do calendário timorense?

Sem comentários: