sábado, 2 de janeiro de 2016

Um milhar de manifestantes em protesto antigovernamental em Hong Kong


Hong Kong, China, 01 jan (Lusa) -- Mais de mil manifestantes saíram hoje à rua em Hong Kong para se manifestarem contra a política do Governo, em diversas frentes, e exigindo a demissão do chefe do executivo da antiga colónia britânica, CY Leung.

Segundo os organizadores do protesto, mais de 3.000 pessoas aderiram à manifestação do primeiro dia de 2016, enquanto, de acordo com a polícia, o número de participantes atingiu 1.600 no "pico" da marcha pelas ruas de Hong Kong.

Na frente do protesto surgiu uma grande réplica de um elefante branco, feito de papel e madeira, sobreposto por uma efígie do líder do Governo da antiga colónia britânica, CY Leung, como símbolo do descontentamento relativamente a grandes empreitadas públicas consideradas demasiado dispendiosas, relatou a agência AFP.

O protesto de hoje, ao contrário do 1.º de janeiro de outros anos, não foi organizado pela Frente Civil dos Direitos Humanos, mas por uma aliança formada por 45 grupos.

"Nós queremos uma pensão universal, demite-te Leung Chun-ying. Nós estamos contra os elefantes brancos", gritaram repetidamente manifestantes.

Entre os projetos alvo de contestação popular figura uma autoestrada ligando Hong Kong à China, cujo custo estimado subiu mais de 30% para 85,3 mil milhões de dólares de Hong Kong (10,1 mil milhões de euros) nos últimos anos e cuja data de conclusão tem vindo a ser repetidamente alterada, de acordo com a Rádio e Televisão Pública de Hong Kong (RTHK).

Antiga colónia britânica, Hong Kong foi devolvida à República Popular da China em 1997, sob a fórmula "um país, dois sistemas", que promete manter os sistemas sociais e económicos da cidade durante 50 anos, detendo o estatuto de Região Administrativa Especial.

O mesmo acontece com Macau, cuja transferência do exercício de soberania de Portugal para a China teve lugar dois anos depois, em dezembro de 1999.

DM // MSF – Foto: Sam Tsang

Sem comentários: