sábado, 17 de outubro de 2020

Jornadas Pedagógicas do Centro do CLP analisam desafios em Timor-Leste

O Centro de Língua Portuguesa da Universidade Nacional Timor Lorosa’e (UNTL) acolhe na próxima semana a 5ª edição das Jornadas Pedagógicas, iniciativa que este ano se centra nos desafios atuais da formação em língua, literatura e cultura.

Iniciativa da Faculdade de Educação, Artes e Humanidades que conta com o apoio da Embaixada de Portugal, as jornadas, que decorrem entre segunda e quarta-feira da próxima semana, reúnem vários especialistas em Timor-Leste e no estrangeiro.

Sofia Santos, da comissão organizadora, explicou numa nota enviada à Lusa que as jornadas são uma oportunidade para divulgar trabalhos realizados no último ano na UNTL, “promovendo um espaço de debate e divulgação de conhecimento” nestas áreas.

“As jornadas procuram pensar a língua portuguesa e o seu ensino em Timor-Leste, num contexto multilingue e multicultural onde confluem ainda conhecimentos tecnológicos e didáticos”, referiu.

A agenda das jornadas prevê a apresentação de quase duas dezenas de comunicações, a que se somam várias oficinas de trabalho ministradas por docentes do Centro de Língua Portuguesa.

Este ano, as jornadas contam com a participação de Isabel Margarida Duarte, professora de Linguística da Universidade do Porto, Fátima Mendes, do Instituto Camões, e Nataniel Ngomane, diretor da Escola de Comunicação e Artes da Universidade Eduardo Mondlane, em Moçambique, entre outros.

Os desafios do português como segunda língua é o tema de uma das conferências plenárias, com outra a analisar a experiência do uso de clubes de livros em Moçambique como elemento fomentador da leitura.

Plataforma | Lusa

Sem comentários: