sábado, 17 de outubro de 2020

Grande Baía pode ser a tábua de salvação da população de Hong Kong

#Publicado em português do Brasil

Alex Lo | South China MorningPost | opinião

Os patrióticos de Hong Kong dizem que as pessoas deveriam amar a China. Nossos jovens rebeldes e seus simpatizantes dizem de jeito nenhum. Mas existe uma terceira via, que é incentivá-los a ver o sertão, especialmente a Grande Baía, como uma terra de oportunidades de carreira, sustento e aposentadoria.

A realidade é que Hong Kong não tem futuro como entidade separada. Com isso, não quero dizer apenas politicamente. A integração da cidade com o resto da nação é desejável e inevitável, para os indivíduos e para a cidade como um todo. Por que não tentar fazer com que todos saiam ganhando trabalhando juntos, em vez de ver o outro lado como inimigo?

Socialmente, economicamente e em termos de desenvolvimento urbano e habitação, Hong Kong não pode enfrentar desafios profundos por conta própria.

Isso tem muito a ver com o fracasso do governo local desde a transferência de 1997. Nem a oposição produziu qualquer figura de liderança com qualidade e credibilidade. Parece claro que nem o governo, nem a oposição ou o movimento de protesto serão capazes de resolver esses problemas para o povo de Hong Kong tão cedo.

A área da Grande Baía deve ser vista como uma tábua de salvação para o povo de Hong Kong. Por exemplo, Shenzhen e Zhuhai, os mais próximos de Hong Kong e com o maior número de links de infraestrutura entre eles, devem ser considerados nossos parceiros, não concorrentes.

Incentivos fiscais, facilitação de viagens transfronteiriças e trabalho com as autoridades da área da baía para desenvolver conjuntamente instalações para educação, hospitais e lares de idosos e idosos - isso vai encorajar mais moradores a considerar viver e trabalhar no continente.

Existem os números para apoiar essas iniciativas. Meio milhão de habitantes de Hong Kong já vivem nas cidades do continente na área da baía.

Uma pesquisa recente do Departamento de Censo e Estatística estimou que cerca de 266.000 habitantes de Hong Kong estavam interessados ​​em se mudar para a área da baía. As razões citadas incluem uma vida mais espaçosa (49,5 por cento), menor custo de vida (44,2 por cento) e casas a preços acessíveis (26 por cento).

Com um PIB de quase US $ 1,7 trilhão cobrindo uma área de 56.000 quilômetros quadrados, a área da baía oferece muitas oportunidades e espaço de vida do que a minúscula Hong Kong.

E quando você criar interesse, mais pessoas o seguirão. Em muitas das principais cidades da área da baía, os padrões de vida são comparáveis, senão melhores do que os de Hong Kong. Viver com os continentais dissipará muitas informações erradas e mal-entendidos entre as pessoas de ambos os lados.

*Alex Lo é colunista do Post desde 2012, cobrindo as principais questões que afetam Hong Kong e o resto da China. Jornalista há 25 anos, trabalhou para várias publicações em Hong Kong e Toronto como repórter e editor de notícias. Ele também lecionou jornalismo na Universidade de Hong Kong.

Publicado por Página Global

Sem comentários: