domingo, 31 de maio de 2015

CELEBRAÇÕES DO DIA INTERNACIONAL DA CRIANÇA 2015


No dia 01 de Junho de 2015 assinala-se em todo o Mundo o Dia Internacional da Criança, proclamado em 1925 pela Conferência Mundial sobre o Bem Estar da Criança, e generalizado pelos países membros das Nações Unidas a partir de 1954.

Timor-Leste quer associar-se a estas celebrações pelo terceiro ano consecutivo, desenvolvendo um conjunto de actividades que promovem uma vida saudável e útil para as crianças Timorenses.


Destaca-se ainda o facto de neste dia se celebrar o 1º. Aniversário do Programa da Conta do Bebé, implementado em projecto piloto nos Municípios de Liquiçá e de Dili, e que beneficia crianças e agregados familiares carenciados e desafavorecidos de cada suco.

Neste sentido organizamos duas actividades sobre o Tema Geral: “Amar a Criança, Amar o Futuro” (Hadomi Labarik, Hadomi Futuru), pois acreditamos que o crescimento saudável (físico e psicológico) e a educação das nossas crianças (no conhecimento, na moral e na responsabilidade), são factores fundamentais para garantir o bom desenvolvimento e progresso Nacional.

As actividades programadas são as seguintes:

No dia 01 de Junho de 2015 (Segunda-Feira):

1º. Aniversário da Conta do Bebé

Sede do Município de Liquiçá, entre as 09H00 e as 14H00

Pelas 09H00 um Circuito de Registo – realiza-se o registo civil dos Bebés beneficiários e verificação médica da situação do agregado familiar. A actividade realiza-se na Sede do Município de Liquiçá, e conta com a presença da Associação das Parteiras de Timor-Leste; Conservatória do Registo Civil de Liquiçá; Centro de Saúde de Liquiçá; Brigada de Médicos Cubanos; Agência do Banco Nacional de Comércio de TL, autoridades locais; e os apoios da UNICEF e UNFPA.

Vão ser registados e efectuados check-ups médicos a cerca de 45 bebés beneficiários dos 23 sucos de Liquiçá, e entregues cadernetas com depósitos no BNCTL e cabazes de compras a cada um dos respectivos agregados familiares.

No final do registo pelas 12H00 está previsto um almoço de trabalho para os funcionários, voluntários e beneficiários do programa.

Animação Cultural, Centro Tokodede, Liquiçá, entre as 14H30 e as 17H00

 Pelas 14H30 realiza-se uma Animação Cultural – organizada por grupos e artistas das Escolas do Ensino Básico do Município de Liquiçá.

Está prevista a participação de 500 crianças e respectivos agregados familiares, provenientes dos 23 sucos e respectivas escolas de ensino básico centrais do Município de Liquiçá e a presença de convidados do Governo, Comunidade Diplomática acreditada em TL e empresários.

Vão ser entregues prémios aos Melhores alunos (Femininos e Masculinos) de cada escola participante; e realizada uma Rifa com o sorteio de prémios para os participantes.

Pretendemos com estas actividades chamar a atenção para o facto que a “Verdadeira Riqueza de um País, passa pela Boa Educação das suas Crianças as quais são o Futuro da Nação”, mostrando em especial para os nossos jovens, exemplos de alunos bem sucedidos no usufruto dos seus direitos, mas conjugado com o bom cumprimento dos seus deveres de estudar e de ajudar os pais.

SAPO TL com Gabinete da Primeira Dama de Timor-Leste 

Sem comentários: