segunda-feira, 19 de novembro de 2018

Governo australiano empenhado em reforçar parceria com Timor-Leste -- vice-ministra


Díli, 19 nov (Lusa) - O Governo australiano está empenhado em avançar a parceria com Timor-Leste "para um novo nível", na sequência da assinatura em março do novo tratado de fronteiras marítimas, disse hoje a vice-ministra de Desenvolvimento Internacional e Pacífico.

"A Austrália tem laços profundos e duradouros com Timor-Leste, com base na nossa história, valores e interesses", refere Anne Ruston, em comunicado, na véspera de uma visita de três dias a Timor-Leste.

"Os meus encontros com os líderes timorenses darão uma oportunidade de debater com detalhe e profundidade a nossa parceria de desenvolvimento e o nosso empenho em ampliar o nosso apoio a Timor-Leste", frisou.

Ruston explicou que a parceira entre os dois países vai continuar, notando que só este ano Camberra canalizará mais de 91 milhões de dólares australianos (cerca de 58,4 milhões de euros) em assistência ao desenvolvimento.

Anne Ruston é esperada em Díli na terça-feira, tendo previsto um encontro com o chefe da diplomacia timorense, Dionísio Babo, que regressou ao país depois de uma ausência de várias semanas por motivos de saúde.

Os dois líderes deverão analisar o programa de assistência internacional australiano a Timor-Leste e outros elementos da agenda bilateral, estando prevista na tarde de terça-feira uma conferência de imprensa conjunta.

No mesmo dia estão previstos encontros com o primeiro-ministro, Taur Matan Ruak, e com o Presidente da República, Francisco Guterres Lu-Olo, e na quinta-feira com Mari Alkatiri, secretário-geral da Frente Revolucionária do Timor-Leste Independente (Fretilin), na oposição.

Na quarta-feira, Anne Ruston deverá visitar vários projetos apoiados pelo Governo australiano em Díli e Liquiçá, centrados especialmente nas áreas de agricultura, água e saneamento.

Está igualmente previsto um encontro com timorenses que receberam bolsas para estudar na Austrália e com trabalhadores que participam no programa de trabalho sazonal naquele país.

Ruston nota que a visita ocorre depois da deslocação a Timor-Leste, em julho, da então chefe da diplomacia australiana, Julie Bishop.

ASP // FST

Sem comentários: