terça-feira, 21 de outubro de 2008

COMEÇOU CAÇA A CRIMINOSOS DE SUHARTO


Um individuo de nome Gui Campos, de nacionalidade timorense e residente em Díli, viajou até à Austrália para participar no dia mundial da juventude, presidido pelo Papa durante a sua visita à Austrália, há poucos meses.

Acontece que Gui Campos permaneceu desde então na Austrália e foi reconhecido por timorenses radicados na Austrália, que acusaram Gui de ter torturado e assassinado timorenses enquanto esteve ao serviço da Inteligência dos militares indonésios que ocupavam Timor-Leste.

A Austrália agora quer investigar. O assunto já vai nas mais altas esferas e no Parlamento australiano. Uma timorense que reconheceu Gui Campos passeando numa rua de Sidney, acusou-o de ter torturado e assassinado o seu irmão em Dili, em 1978, um rapaz de 11 anos de idade.

Outros timorenses já confirmaram também terem sido torturados e espancados por Gui Campos, autor de vários homicídios durante a ocupação indonésia em Timor-Leste.

O assunto corre na Austrália, começou a caça aos assassinos da Indonésia de Suharto. Parece que só em Timor-Leste e na própria Indonésia eles gozam de impunidade.
Falta saber se o Presidente Ramos Horta não irá interceder a favor deste torcionário, que alegadamente cometeu crimes contra a humanidade, os tais que nunca prescrevem.

Sem comentários: