sábado, 21 de outubro de 2017

MORRERAM 50 CRIANÇAS TIMORENSES POR CADA MIL QUE NASCERAM

A UNICEF divulgou um estudo recente em que os valores da mortalidade infantil em Timor-Leste atinge números elevados. Por cada mil crianças que nasceram morreram 50 com menos de 5 anos. São números que comparativamente a outras regiões do mundo e a alguns países da África Lusófona são inferiores, contudo, mesmo assim, ainda são muito elevados. Muito pior é o caso de Angola, Guiné-Bissau e Moçambique. (TA)

Morrem 10 crianças com menos de 5 anos a cada minuto

Em todo o mundo, morrem diariamente 15 mil crianças com menos de 5 anos. A região da África subsariana representar quase 40% das mortes de recém-nascidos.

Um estudo recente, divulgado pela UNICEF mostra que, no ano passado, morreram 15 mil crianças com menos de 5 anos.

Angola e Guiné-Bissau inserem-se no grupo de países com piores taxas de mortalidade infantil: em ambos os países, por cada mil crianças, morreram mais de 80.

Em Moçambique, registam-se cerca de 70 mortes por cada mil crianças. Em Timor-Leste são 50.

Noutros países lusófonos, o número é já mais reduzido. Em São Tomé e Príncipe, morrem 34 crianças em cada mil e, em Cabo Verde, o número desce para 21. No Brasil, registam-se 15 mortes por cada mil nascimentos. Em Portugal, apenas quatro.

África subsariana lidera tabela

A Somália ocupa o topo da lista de países com pior taxa de mortalidade infantil, com mais de 130 mortes por cada mil nascimentos. Os lugares seguintes são ocupados pelo Chade, a República Centro-Africana e a Serra Leoa.

Entre as principais causas de morte estão a pneumonia, a diarreia e a malária.

Ainda assim, o relatório da UNICEF garante que há progressos substanciais na redução da taxa de mortalidade infantil. Em 1990, morreram mais de 12 milhões de crianças com menos de 5 anos. Em 2016, foram 5, 6 milhões.

Sara Melo Rocha | TSF

Sem comentários: