sexta-feira, 22 de junho de 2018

PM nomeado informa Presidente de Timor-Leste que Xanana Gusmão não toma posse hoje


Díli, 22 jun (Lusa) - O primeiro-ministro nomeado informou hoje que o número dois do próximo Governo, Xanana Gusmão, não vai tomar posse hoje, em protesto contra a decisão do Presidente de Timor-Leste excluir alguns dos propostos membros do executivo.

Em causa - segundo uma carta que Taur Matan Ruak enviou hoje ao Presidente da República, Francisco Guterres Lu-Olo e à qual a Lusa teve acesso - a decisão prende-se com "reservas" manifestadas sobre "algumas das personalidades propostas para integrarem o VIII Governo Constitucional".

"Atendendo à necessidade de se obterem esclarecimentos adicionais sobre os processos judiciais em que as mesmas alegadamente se acham envolvidas, venho por este meio informar que concordamos que a cerimónia de posse tenha lugar hoje, só com ausência do presidente do CNRT, como ministro de Estado conselheiro do primeiro-ministro, o qual estará presente na segunda fase da tomada de posse do VIII Governo", escreve Taur Matan Ruak.

A carta surge em resposta a uma carta que Lu-Olo enviou a Taur Matan Ruak, confirmando que só tencionava dar posse a parte do elenco governativo proposto pelo primeiro-ministro nomeado.

ASP // JMC

Sem comentários: