quarta-feira, 29 de junho de 2016

Mobilidade universitária nacional e internacional tem que ser ampliada - líder timorense


Díli, 29 jun (Lusa) - A mobilidade universitária tanto a nível nacional como internacional tem que ser ampliada, abrangendo alunos e docentes, apostando na colaboração em projetos de investigação e reforçando o acesso aos recursos, disse hoje o ex-presidente do Parlamento timorense.

"É importante regular um conjunto de situações e fomentar uma maior efetivação das relações de reciprocidade e de mobilidade, criando um programa comum entre todos os países da CPLP e Macau", defendeu Francisco Guterres 'Lú-Olo'.

O atual presidente da Fretilin foi um dos convidados de honra na abertura da 26.ª reunião da Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP), que decorre até sexta-feira em Díli e onde estão representantes de instituições de ensino superior e de investigação de países lusófonos e de Macau, bem como de outros países da região.

Na sua intervenção defendeu um reforço quer da mobilidade entre as instituições de ensino superior de Timor-Leste quer, internacionalmente, ao nível do espaço lusófono, potenciando igualmente o ensino do português.

Trata-se, sublinhou, de conseguir nos dois casos ir além do intercâmbio de alunos, fomentando outras áreas de cooperação e colaboração que ajudem a fortalecer todas as entidades.

No caso nacional, disse, deveria ser fomentado o intercâmbio de docentes e de alunos e a união de esforços das universidades timorenses para a criação de um "Centro de Recursos Nacional" onde se reunissem "serviços e materiais" para apoio a todo o setor do ensino superior.

Um centro que poderia incluir, disse, uma biblioteca nacional, instalações desportivas, um repositório comum, laboratórios e outros serviços.

Já na cooperação internacional, Lu-Olo também defendeu programas mais regulares e intensivos de "intercâmbio dos corpos docentes", o fomento de "relações de reciprocidade e mobilidade" e mais acesso a programas de ensino e investigação.

Nas boas vindas ao encontro da AULP, o anfitrião, Francisco Martins, reitor da Universidade Nacional Timor Lorosa'e (UNTL) recordou a importância da colaboração entre entidades de ensino superior lusófonas, tendo em conta os desafios que vários países ainda enfrentam.

Oportunidades crescentes para criar mais "diversidade de oportunidades", para ajudar a dinamizar, agilizar e facilitar processos, para simplificar os processos administrativos das universidades e, claro, em todos os aspetos do ensino e investigação, adiantou.

"O desenvolvimento sustentável inclui o crescimento económico mas não se esgota aí, incorporando o capital intelectual composto por conhecimento, informação e experiência, num agregado capaz de gera riqueza", disse.

Martins destacou em particular a questão da formação em língua portuguesa, "fazendo do português a língua do ensino da ciência e tecnologia" em Timor-Leste, a par do desenvolvimento do tétum.

O encontro da AULP decorre até sexta-feira.

ASP // FV.

Sem comentários: