quarta-feira, 5 de agosto de 2020

No coração do maior centro de hidrocefalia de Angola -- E Akai como está?

Por causa da pandemia de Covid-19, o Centro Neurocirúrgico e de Tratamento da Hidrocefalia do Kifica, no município de Talatona, província de Luanda, só consegue atender cerca de cinco pacientes por dia. 

Para terem acesso às cirurgias no único centro especializado do país, as famílias pagam um valor simbólico pelos materiais utilizados. 

A DW assistiu a uma dessas operações.

Assistir ao Vídeo em Deutsche Welle

*********

Akai podia ter sido operado no Kifika. Foi operado em Timor-Leste?

Akai, menino timorense, a viver em Timor-Leste, padecendo de hidrocefalia, teve oferta do Centro Neurocirúrgico e de Tratamento da Hidrocefalia do Kifika para ser ali tratado gratuitamente. 

Apesar da oferta a viagem de Akai para Angola não chegou a ocorrer, porque foi decidido pelas autoridades timorenses que o Akai seria operado em Díli, como ao Timor Agora, gentilmente, informou a Embaixada de Timor-Leste em Angola, Luanda.

Sobre o estado de saúde de Akai já procurámos obter informações acerca do tratamento em Díli e da sua evolução e sua recuperação, à semelhança do que obteria em Angola, no Kifika. Até este momento ainda não obtivemos informação que consideremos fidedigna – além de rumores que Akai está a ser tratado com base na medicina tradicional…

Continuaremos a procurar obter informações sobre o estado de saúde de Akai. Tão lesto quanto possível o TA informará, satisfazendo o interesse dos leitores que manifestaram vontade de obter a informação - que se pretende positiva - sobre o menino timorense, Akai.

TA

Relacionado em Timor Agora: 

AKAI VIVERÁ | Bebé timorense vai ser operado em Díli, não em Luanda

VAMOS SALVAR O BEBÉ AKAI! – antes que seja tarde demais

VAMOS SALVAR O BEBÉ AKAI! - porque enquanto há vida há esperança...

SALVEM O BEBÉ AKAI!

Sem comentários: