Por causa da pandemia de Covid-19, o Centro Neurocirúrgico e de Tratamento da Hidrocefalia do Kifica, no município de Talatona, província de Luanda, só consegue atender cerca de cinco pacientes por dia.
Para
terem acesso às cirurgias no único centro especializado do país, as famílias
pagam um valor simbólico pelos materiais utilizados.
A
DW assistiu a uma dessas operações.
Assistir ao Vídeo em Deutsche Welle
*********
Akai podia ter sido operado no Kifika. Foi operado em Timor-Leste?
Akai, menino timorense, a viver em Timor-Leste, padecendo de hidrocefalia, teve oferta do Centro Neurocirúrgico e de Tratamento da Hidrocefalia do Kifika para ser ali tratado gratuitamente.
Apesar da oferta a viagem de Akai para Angola não chegou a ocorrer, porque foi decidido pelas autoridades timorenses que o Akai seria operado em Díli, como ao Timor Agora, gentilmente, informou a Embaixada de Timor-Leste em Angola, Luanda.
Sobre o estado de saúde de Akai já procurámos obter informações acerca do tratamento em Díli e da sua evolução e sua recuperação, à semelhança do que obteria em Angola, no Kifika. Até este momento ainda não obtivemos informação que consideremos fidedigna – além de rumores que Akai está a ser tratado com base na medicina tradicional…
Continuaremos a procurar obter informações sobre o estado de saúde de Akai. Tão lesto quanto possível o TA informará, satisfazendo o interesse dos leitores que manifestaram vontade de obter a informação - que se pretende positiva - sobre o menino timorense, Akai.
TA
AKAI VIVERÁ | Bebé timorense vai ser operado em Díli, não em Luanda
VAMOS SALVAR O BEBÉ AKAI! – antes que seja tarde demais
VAMOS SALVAR O BEBÉ AKAI! - porque enquanto há vida há esperança...
Sem comentários:
Enviar um comentário