segunda-feira, 1 de junho de 2015

China desenvolve tecnologia de reconhecimento facial nas caixas automáticas


Pequim, 31 mai (Lusa) - Engenheiros chineses desenvolveram a primeira caixa automática de levantamento de dinheiro nacional com tecnologia de reconhecimento facial para identificar os utilizadores de cartões bancários, anunciou hoje a agência oficial Xinhua.

O protótipo foi desenvolvimento pela Universidade de Tsinghua, em Pequim, e a empresa de segurança para transações financeiras Tzekwan Technology, com sede em Hangzhou, adianta.

Segundo o presidente da empresa de segurança, Gu Zikun, este avanço permitirá reduzir delitos cometidos através das caixas automáticas.

O mesmo responsável sublinhou que o levantamento de dinheiro bancário automático chinês sempre dependeu da tecnologia estrangeira e agora poderá ter um sistema exclusivamente nacional, uma ideia que surge no mesmo mês em que o governo iniciou a campanha "Made in China" [fabricado na China] para fomentar a inovação local.

Empresas de alguns países como os Estados Unidos testaram caixas automáticas que usam o reconhecimento digital e facial para identificar os seus utilizadores, embora ainda subsistam dúvidas quanto à sua viabilidade.

ALU // VC

Sem comentários: