segunda-feira, 1 de junho de 2015

Consumo de drogas aumenta entre estudantes do secundário em Macau


Há hoje mais 49 por cento de estudantes do ensino secundário a consumirem marijuana, heroína, pastilhas e outras drogas do que havia em 2010.

O consumo de drogas pelos jovens foi alvo de dois estudos apresentados ontem pelo Instituto de Acção Social (IAS) em conferência de imprensa. Entre os alunos inquiridos dos ensinos primário, secundário e superior, os investigadores apuraram um aumento geral do abuso de drogas, com especial incidência sobre os estudantes do secundário.

Um dos estudos incidiu sobre entrevistas realizadas de forma aleatória a 9837 estudantes – 1172 do ensino primário, 6904 do ensino secundário e 1761 estudantes universitários – dos quais 232, ou seja, 2,38 por cento dos inquiridos, admitiram ter experimentado pelo menos uma vez substâncias ilícitas. O outro estudo foi dirigido mais especificamente aos chamados “jovens de rua”, que abandonaram a escola ou que utilizam os tempos livres para frequentar bares, salas de videojogos ou polidesportivos. O inquérito abrangeu 260 jovens, dos quais 47 (18,7%) afirmaram ter tido experiência com drogas.

Educação dada pelos pais decisiva

As conclusões de ambos os estudos revelam que os inquiridos que “vivem sozinhos, cujos pais estão desempregados ou que disponham de muito dinheiro de bolso são os que apresentam maior tendência para abusar de drogas”, observou Li De, director do Departamento de Sociologia da Universidade de Macau, responsável por uma das iniciativas. Entre os factores conducentes ao abuso de drogas, o responsável enumerou “a educação mimada e perdulária dos pais, o comportamento de amigos já consumidores, o deficiente conhecimento dos efeitos das drogas e a aceitação acrítica do consumo”.

Realizados no ano passado, os estudos apuraram outros dados significativos comparativamente a outros inquéritos semelhantes realizados quatro anos antes, em 2010. Um deles é que a droga que mais tem subido de popularidade é a metanfetamina conhecida como “ice” (gelo), que era a droga eleita por 9,9 por cento dos jovens consumidores em 2010 e actualmente recolhe as preferências de 23,4 por cento.

Quanto ao acesso às substâncias ilícitas, os investigadores destacaram o facto de ter aumentado consideravelmente a percentagem de indivíduos que dizem obter as drogas em Macau – de 33,3 por cento em 2010 para 59,6 por cento em 2014 – mostrando uma “infiltração do tráfico na sociedade” que os estudiosos consideraram “alarmante”.

Ponto Final (Macau)

Sem comentários: