quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Tour de Timor arranca no próximo dia 13 de setembro com cinco etapas nas montanhas


Díli, 02 set (Lusa) - Mais de 130 corredores, entre os quais 60 timorenses e mais de 70 estrangeiros, estão inscritos para a edição de 2013 do Tour de Timor, que arranca no próximo dia 13 de setembro.

O tour é composto por cinco etapas, começando e terminando na capital timorense.

Arranca com uma etapa de 110 quilómetros entre Díli e Laclubar, no dia 13, seguindo-se no dia seguinte os 104 quilómetros entre Laclubar e Betano e no dia 15 os 48 quilómetros entre Betano e Ainaro.

No dia 16 decorre a etapa de 46 quilómetros entre Ainaro e Hatobuilico e, finalmente, a 17 de setembro a última etapa, de 82 quilómetros, entre Hatobuilico e Díli.

Haverá, além da classificação global, prémios em cinco categorias - sub-23, elite, master, veterano e super-veterano (mais de 50 anos) - e estão em jogo prémios no valor total de quase 31 mil dólares com os primeiros prémios individuais a serem de 3.000 dólares e os de equipas de 2.000.

Criado em 2009 pelo então Presidente da República José Ramos-Horta o Tour de Timor contou na sua edição inaugural com mais de 300 participantes de 12 países.

Com grande parte das etapas passadas em zonas montanhosas do centro de Timor-Leste, a corrida pode ser particularmente dura devido às condições do piso, às muitas subidas e à temperatura elevada.

Os promotores recordam que se trata de "cinco dias de passeios duros e aventureiros" em "paisagens naturalmente belas paisagens, passando por terrenos montanhosos e águas cristalinas".

ASP // FV.

Sem comentários: