quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Dive Timor Lorosae premiada por práticas de turismo marinho sustentável


A Dive Timor Lorosae, a empresa de mergulho mais antiga sedeada em Díli, Timor-Leste, foi uma de seis empresas reconhecidas num fórum regional de conservação marítima pela forma como integraram práticas de turismo sustentável nas suas operações.

O reconhecimento foi feito num encontro regional de empresários do setor marítimo e destaca os esforços da empresa, e dos restantes galardoados, em apoiar a conservação das costas, 'habitats' marinhos e envolverem as comunidades em atividades de conservação marítima.

A empresa foi galardoada durante a quarta edição do Fórum Empresarial Regional da Iniciativa do Triângulo de Coral sobre Recifes, Pescas e Segurança Alimentar (CTI-CFF), que decorreu na semana passada em Nusa Dua, na ilha de Bali, na Indonésia e que reuniu mais de 300 participantes de 20 países.

Foram galardoadas ainda empresas da Indonésia, Malásia, Papua Nova Guiné, Filipinas e Ilhas Salomão.

Para Eko Rudianto, diretor de Mar e Costa do Ministério dos Assuntos Marítimos e das Pescas da Indonésia, as empresas de turismo marinho e costeiro devem ser reconhecidas e merecer atenção do Governo, setor privado e comunidades.

"Isso pode ser na forma de apoio ao desenvolvimento de infraestruturas, de um roteiro para o turismo marítimo sustentável e da promoção e do acesso ao mercado", disse.

Também o embaixador do Estados Unidos em Jacarta, Robert Blake, elogiou os esforços do setor privado que tem liderado no desenvolvimento de turismo marítimo sustentável em toda a região.

"A minha esperança é que, ao plantar as sementes no desenvolvimento do Triângulo de Coral como um destino sustentável para o turismo marinho, as futuras gerações, daqui a 100 anos, se admirem com o legado de um litoral intocado e de um ambiente marinho que lhes deixámos", referiu.

SAPO TL com Lusa

Sem comentários: