segunda-feira, 20 de março de 2017

ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS EM TIMOR-LESTE - FILAS ENORMES JUNTO ÁS SECÇÕES DE VOTO






<<<<<VOTA>>>>>

8 HORAS PARA VOTAREM





FESTA DA DEMOCRACIA EM TIMOR-LESTE, O DIA DE ESCOLHEREM O PRÓXIMO PRESIDENTE DA REPÚBLICA

Em Timor-Leste faltam somente 15 minutos para abertura das secções de voto e em Dili há filas enormes de eleitores timorenses para votarem. As secções de voto abrem às 7 horas da manhã e encerram às 3 horas da tarde. Os eleitores têm 8 horas para votar.

Segundo informações fornecidas pelo Secretariado Técnico da Administração Eleitoral (STAE) estão registados para votar 747.252 pessoas residentes em Timor-Leste, 853 residentes na Austrália e 479 residentes em Portugal. Relativamente ao território nacional o maior número de votantes está em Díli (156.934), seguindo-se Baucau (85.284) e Ermera (74.290). São 8 os candidatos ao cargo de Presidente da República.

Neste momento as secções de voto já abriram e já há timorenses a votar. Podem exercer o seu direito de voto até às 3 horas da tarde (06:00 em Portugal).

Os candidatos a Presidente da República são:

José Neves, ex-comissário da Comissão Anticorrupção (CAC); Amorim Vieira, timorense que viveu na Escócia e que chegou a ser militante do Scottish National Party em East Killbridge; António Maher Lopes (apoiado pelo Partido Socialista de Timor); Ângela Freitas, atual presidente do Partido Trabalhista (PT); António da Conceição, ministro da Educação, apoiado pelo Partido Democrático (PD); Francisco Guterres (Lu-Olo), presidente da Fretilin e ex-presidente do Parlamento Nacional; José Luis Guterres, ex-ministro dos Negócios Estrangeiros e atual deputado da Frente Mudança (FM); Luis A. Tilman

A campanha eleitoral dos oito candidatos decorreu sem incidentes apesar de ter havido comícios que juntaram cerca de 50 mil pessoas. Tudo indica que neste dia da votação "tudo decorrerá com toda a normalidade", perspetivou um elemento da PNTL que estava junto a uma secção de voto da capital. Neste momento os timorenses já votam há quase duas horas.

Sem comentários: