terça-feira, 11 de abril de 2017

Petrolífera australiana vai investir 150 milhões de dólares em Timor-Leste

Camberra, 10 abr (Lusa) - A petrolífera australiana Timor Resources Holdings vai investir 150 milhões de dólares na exploração de petróleo e gás em Timor-Leste, esperando começar a produção dentro de quatro anos numa área de 2 mil quilómetros quadrados.

O acordo de produção foi assinado na sexta-feira pelo presidente da Nepean (detentora da Timor Resources Holdings), David Fuller, e pelo Governo de Timor-Leste, representado pelo primeiro-ministro, Rui Maria de Araújo.

A empresa comprou mais de 50% em dois blocos prospetivos em terra, que cobrem mais de 2 mil quilómetros quadrados numa região com mais de 60 bolsas de petróleo, e prevê começar os trabalhos "imediatamente".

O Governo de Timor-Leste tem tentado, nos últimos anos, suscitar interesse na exploração petrolífera para concretizar a ideia de estabelecer um corredor do petróleo na costa sul, incluindo uma base de apoio, uma refinaria, uma central de Gás Natural Líquefeito (GPL) e petroquímico, e uma rede de estações de combustível, numa obra cujo valor pode chegar aos 82 mil milhões de dólares.

O acordo agora assinado é válido por três anos, e envolve estudos, trabalhos sísmicos e um poço de exploração que envolve um investimento de pelo menos 60 milhões de dólares, disse a diretora executiva da Timor Resources Holdings, Suellen Osborne.

MBA // ANP

Sem comentários: