sexta-feira, 12 de maio de 2017

Fátima | O QUE O PAPA FRANCISCO VAI FAZER E POR ONDE VAI PASSAR


 O Papa Francisco aterra na Base de Monte Real, nesta tarde de sexta-feira e é de lá que parte sábado de regresso a Roma. Pelo meio tem encontros e uma marcante passagem pelo Santuário de Fátima.




Amarrar cadeiras e dormir à chuva. As mil e uma estratégias para ver o Papa

Peregrinos dormem no Santuário para marcar lugar.

Os peregrinos começaram quinta-feira a guardar lugar no Santuário de Fátima, e para ver o Papa da primeira fila, todos os sacrifícios valem a pena, garante Francisco Pereira. Até dormir ao relento: "Hoje vamos buscar uma sandes para comer e ficamos aqui. A minha esposa vai dormir à rulote e eu fico aqui para amanhã para guardar lugar".

E se a proximidade com Francisco surgir: "Digo que sou Francisco, como ele. Quero que ele me benza, a ver se a vida rola melhor do que o costume".

Depois de vários dias a caminhar na estrada, Alzira Vieira também não tem dúvidas do lugar que lhe pertence nestas celebrações: o mais perto possível. "Este é para mim. Vim a pé para ter lugar marcado, de Vila Nova de Gaia".

Participar no centenário dos acontecimentos da Cova da Iria é especial e ver este Papa também, refere. "Tenho um certo carinho porque ele foi eleito Papa no dia em que eu fiz 70 anos. E portanto isso é uma recordação muito forte".

E se o chefe da Igreja Católica estiver por perto, o que lhe diz? "Viva o Papa. E se lhe puder deitar a mão, deito".

Para estes peregrinos que não abdicam da primeira fila, impermeável, guarda-chuva e cadeira são a melhor companhia.

Cláudio Garcia | TSF

Sem comentários: