segunda-feira, 22 de maio de 2017

TATOLI EM PORTUGUÊS | AGORA JÁ PODE SABER MAIS SOBRE TIMOR-LESTE

TATOLI - Agência de Notícias de Timor-Leste, no seu site, já dispõe de um conjunto razoável de notícias de Timor-Leste em português, está a cair por terra o argumento dos que alegavam que somente a Lusa e o Sapo TL nos proporcionava notícias em português, que eram escassas e que não abrangiam acontecimentos da atualidade timorense a não ser em tétum, que online são publicados pelos principais jornais de Timor-Leste.

TATOLI, a Agência de Notícias de Timor-Leste, recém formada, tem vindo paulatinamente a contrariar a distância que existia para acompanhar em português a atualidade timorense sem recorrermos ao Sapo TL, que quase sempre não tem modo de abranger essa mesma atualidade convenientemente, sobre o efetivo quotidiano timorense. Assim, agora, existe TATOLI, mais que um complemento do Sapo TL, ou da Lusa. Parece que lá virá o dia em que acontecerá ao contrário, Sapo e Lusa só serão um complemento de TATOLI. Como acontece relativamente a Angola e Moçambique, principalmente. Ou Macau.

O convite para visitar TATOLI em português fica aqui registado e facilitado com a respetiva ligação. Veja alguns dos títulos mais atuais, para além da Conferência Global organizada por Timor-Leste e que está a decorrer até amanhã em Díli. (TA)

Timor-Leste organiza Conferência Global

DÍLI (TATOLI) – Durante os dias 22 e 23 de maio, Timor-Leste é anfitrião da Conferência Global sobre a Agenda 2030 das Nações Unidas, com o tema “Um roteiro para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável nos países frágeis e Estados afetados pelo conflito”.

Trata-se de uma iniciativa que é organizada pela primeira vez por Timor-Leste, em parceria com os membros internacionais do Grupo Informal de Apoio de Alto Nível para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e do Secretariado do g7+.

A conferência realiza-se no Centro de Convenções de Díli e reúne representantes de alto nível dos Governos da Suécia e da Serra Leoa, altos funcionários das Nações Unidas e da ASEAN, representantes do mundo académico, das organizações da sociedade civil e do setor privado, bem como dirigentes timorenses.

No primeiro dia da conferência, o painel de participantes debate temas como “A Paz como precursor para o desenvolvimento sustentável”, “Roteiro para o desenvolvimento sustentável em Estados frágeis e afetados pelo conflito” e “Parcerias eficazes para a Agenda 2030 – Não deixar ninguém para trás”. Na conclusão do primeiro dia de debates, vai sair uma Declaração da Conferência.

O dia 23 de maio inicia-se com uma Reunião Técnica, que reúne altos funcionários dos países do g7+, entre outros, para discutirem metas e lições relativas à passagem à prática dos ODS aprendidas até ao momento.

Esta Conferência Global conta com dois eventos paralelos.

O primeiro, sobre “Diversificação económica na era dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, no dia 22 de maio, fará a apresentação do primeiro “Guia de Investimento”, a cargo da TradeInvest Timor-Leste, e inaugurará uma exposição sobre oportunidades de investimento em Timor-Leste e o setor privado timorense.

O segundo, sobre “A Saúde na era da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável – Programa Saúde na Família”, no dia 23 de maio, analisa os progressos do programa timorense Saúde na Família e a sua contribuição para a concretização dos ODS na área da Saúde em Timor-Leste.

Os parceiros desta conferência são o g7+, os Governos da Suécia e da Nova Zelândia, o Banco de Desenvolvimento Islâmico, as Nações Unidas e o PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), a Embaixada dos Estados Unidos em Timor-Leste e a Câmara de Comércio e Indústria de Timor-Leste.

Jornalista: Rafy Belo | Editor: Elmano Caldas

Para mais informações sobre esta conferência, vá a: http://sdgstl.gpm.gov.tl/

Foto: Cartaz da Conferência Global centrada no tema da Agenda 2030 das Nações Unidas: “Um roteiro para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável nos países frágeis e Estados afetados pelo conflito”, nos dias 22 e 23 de maio, em Díli, Timor-Leste.

Sem comentários: