quarta-feira, 9 de agosto de 2017

Indonésia vai trocar óleo de palma, café e chá por caças russos

PARTILHAR
Jacarta, 08 ago (Lusa) -- A Indonésia vai trocar produtos como óleo de palma, café ou chá por caças russos, tirando proveito das novas sanções internacionais impostas a Moscovo, anunciou hoje o Ministério do Comércio indonésio.

O arquipélago do sudeste asiático assinou, na semana passada, com a Rússia um memorando de entendimento que prevê a compra de 11 caças russos "Sukhoi" na troca de bens de primeira necessidade, indicou um porta-voz do Ministério do Comércio da Indonésia.

"A ideia foi lançada no ano passado. Algumas pessoas sugeriram que a Indonésia devia trocar os aviões pelos nossos principais produtos", declarou o porta-voz Marolop Nainggolan à agência noticiosa France Presse (AFP).


As novas sanções contra a Rússia, aplicadas no início do mês, pela União Europeia e Estados Unidos estão relacionadas com a alegada ingerência de Moscovo nas presidenciais norte-americanas de 2016 e com a anexação da região ucraniana da Crimeia.

O ministro do Comércio da Indonésia, Enggartiasto Lukita, afirmou que as sanções, que obrigam Moscovo a procurar novos mercados, podem representar uma boa notícia para a Indonésia.

"É uma oportunidade que não devemos perder de vista", declarou na semana passada em Moscovo.

O acordo, que deve ser aplicado pelo conglomerado público russo Rostec e o indonésio PT Perusahaan Perdagangan Indonesia, pode abrir caminho a outros acordos bilaterais na área da energia e aviação, sublinhou.

O valor das trocas, anunciadas no dia em que o ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Sergei Lavrov, inicia uma visita à Indonésia, não foi divulgado.

DM // EJ
PARTILHAR

Author: verified_user

Publicação luso-timorense sem fins lucrativos

0 comentários: