RFI | Lusa
Díli – Angola inaugurou
nesta terça-feira a sua embaixada
A representar o chefe da diplomacia de Luanda esteve Osvaldo Varela, secretário de Estado do Ministério das relações exteriores para a administração, finanças e património. Em declarações colhidas em Díli pela agência Lusa ele enfatizou a importância deste feito que permitiria reforçar a cooperação entre os dois países e anunciou a visita de João Lourenço "proximamente" a Timor Leste.
"A abertura da Embaixada da República de Angola na República Democrática de Timor-Leste permitirá o alavancar de uma cooperação multifacetada com a dinamização do intercâmbio regular de visitas de alto nível, contribuindo para uma cooperação política diplomática mais actuante entre os nossos dois países, assim como na identificação de áreas prioritárias de cooperação económica, promovendo a assinatura de acordos e o investimento recíproco na economia dos nossos países."
Esta deslocação devia ter ocorrido em Março, mas foi cancelada por razões de agenda.
Por seu lado o ministro timorense dos negócios estrangeiros, Bendito Freitas, falou num passo decisivo para o aprofundamento das relações bilaterais.
"Esta embaixada não é apenas um edifício físico, apesar da extrema importância do mesmo. É agora um símbolo vivo e dinâmico da amizade, solidariedade e cooperação entre Angola e Timor-Leste."
A abertura desta embaixada representa, também, uma oportunidade renovada para explorar novas áreas de cooperação, nomeadamente nos domínios da educação, saúde, agricultura, energia, comércio, assim como um investimento entre Timor-Leste e Angola.
A embaixada de Angola em Timor-Leste é chefiada por José Andrade de Lemos, que entregou as cartas credenciais em Maio de 2024.
Sem comentários:
Enviar um comentário