terça-feira, 1 de agosto de 2017

Tentativa de ataque a avião australiano com várias linhas de investigação

Sydney, 31 jul (Lusa) -- Os quatro suspeitos de tentativa de atentado contra um avião, na Austrália, pretendiam utilizar um gás tóxico ou uma bomba de fabrico artesanal dissimulada numa máquina de picar carne, refere hoje a imprensa australiana.

O primeiro-ministro da Austrália, Malcolm Turnbull, disse que plano estava numa fase avançada, mas recusou-se a comentar os métodos contraditórios que têm sido publicados pela imprensa.

Os suspeitos, quatro homens com dupla nacionalidade (australiana e libanesa), acompanhados pelos filhos, foram presos no sábado, em Sydney.

Segundo o jornal Sydney Daily Telegraph, pretendiam colocar um engenho explosivo numa bagagem de mão e colocada na cabina de passageiros num voo entre a Austrália e um destino no Médio Oriente.


A bomba de fabrico artesanal seria colocada numa máquina de picar carne, de acordo com a notícia.

O mesmo plano é também referido pelo jornal Sydney Morning Herald.

O jornal The Australian, que cita várias fontes, escreve que os suspeitos iam tentar introduzir no avião um "engenho não tradicional" e capaz de libertar um gás tóxico.

As fontes do The Australian indicam que o gás provocaria a imobilização ou a morte imediata dos ocupantes do avião, em pleno voo.

"Tenho de respeitar o inquérito", que está a ser realizado, disse Turnbull recusando abordar os dados que estão a ser avançados pela imprensa.

"Haverá mais a dizer nos próximos dias", disse o primeiro-ministro referindo-se "às motivações terroristas" dos suspeitos.

Entretanto, as medidas de segurança foram reforçadas em todos os aeroportos do país.

A Austrália aumentou o nível de alerta contra ataques terroristas em setembro de 2014, após receios de possibilidade de atentados organizados por grupos extremistas como o Estado Islâmico.

Segundo as autoridades, após 2014, mais de dez atentados foram neutralizados e cerca de 70 pessoas foram acusadas de terrorismo.

PSP // SB

Sem comentários: