sexta-feira, 19 de outubro de 2018

Governo neozelandês nomeia novo embaixador em Dili e reafirma apoio a Timor-Leste


Díli, 19 out (Lusa) - O ministro dos Negócios Estrangeiros da Nova Zelândia anunciou hoje a nomeação de Philip Hewitt como embaixador em Díli, reafirmando o empenho do país em colaborar em vários setores para o desenvolvimento de Timor-Leste.

"A Nova Zelândia continuará a trabalhar com Timor-Leste para fortalecer a sua economia e erradicar a pobreza extrema. O nosso programa de desenvolvimento está focado no desenvolvimento económico sustentável, educação e formação e segurança e justiça", disse Winston Peters.

O novo embaixador é atual responsável na Divisão de Parcerias Humanitária e Multilateral do Ministério de Relações Exteriores e Comércio Exterior, tendo sido Conselheiro de Desenvolvimento na embaixada em Jakarta e primeiro secretário de desenvolvimento em Bancock e Apia.

"Com uma forte experiência em desenvolvimento, Hewitt está bem adequado ao cargo", disse Peters.

No último ano o programa multissetorial de assistência da Nova Zelândia a Timor-Leste ascendeu a 4,63 milhões de dólares (4,04 milhões de euros), segundo o Portal de Transparência da Assistência do Ministério das Finanças de Timor-Leste.

No total a assistência da Nova Zelândia contabilizada no portal ascende a 72,36 milhões de dólares.

ASP // FST

Sem comentários: