sábado, 18 de abril de 2015

Governação eletrónica vai ser aplicada nas administrações públicas nos PALOP e Timor


Cidade da Praia, 17 abr (Lusa) - A eficácia das administrações públicas nos PALOP e Timor-Leste passa pela implementação de projetos ligados às novas tecnologias da comunicação, cuja legislação deve ser criada ou revista, disse hoje fonte de um projeto financiado pela União Europeia (UE).

A fonte adiantou à agência Lusa ser esse o principal objetivo do Projeto de Apoio à Melhoria da Qualidade e Proximidade dos Serviços Públicos dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa e Timor Leste (PASP-PALOP/TL), cuja 1.ª Reunião do Comité Diretor termina hoje na Cidade da Praia.

O projeto, financiado pela UE (cinco milhões de euros) e pelo Estado português (um milhão de euros), é desenvolvido no âmbito da Cooperação UE/PALOP-TL e executado pelo Camões - Instituto da Língua e da Cooperação, com o apoio técnico da Agência para a Modernização Administrativa (AMA).

Nos países beneficiários - Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste -, pretende-se implementar uma abordagem integrada que congregue a modernização da administração, a simplificação administrativa e a prestação de serviços públicos inspirada nos Balcões Únicos.

Essa abordagem integrada, explicou a fonte, vai permitir beneficiar os cidadãos, as empresas e a própria administração pública, ao criar maior transparência e responsabilidade no fornecimento de serviços de qualidade e com maior acessibilidade.

O projeto começou em maio de 2014 e vai até abril de 2017 e tem como objetivo específico modernizar as administrações públicas dos seis países beneficiários, através da informatização dos serviços públicos, da implementação de boas práticas de governação eletrónica e do aumento da capacidade e do conhecimento institucionais.

A ideia fundamental, acrescentou a fonte, é tornar as administrações públicas "mais próximas, rápidas, acessíveis, eficazes, eficientes e transparentes" aos cidadãos e às empresas.

O Comité Diretor é o órgão de supervisão e validação da orientação geral, da política e da estratégia do projeto, em que Cabo Verde é o país responsável pela coordenação da implementação da iniciativa, com a sede da Unidade de Gestão do Projeto na Cidade da Praia.

Na reunião participaram delegações do Centro Nacional de Tecnologias de Informação angolano, Núcleo Operacional para a Sociedade de Informação cabo-verdiano, Núcleo de Inovação, Tecnologias e Governação Eletrónica guineense, Instituto Nacional de Tecnologias de Informação e Comunicação moçambicano Instituto Nacional de Inovação e Conhecimento são-tomense e o Ministério de Estado e da Presidência do Conselho de Ministros timorense.

JSD // VM

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