quinta-feira, 16 de novembro de 2017

Ana Gomes pede à Austrália que não extradite casal português para Timor-Leste


Tiago e Fong Fong guerra estão detidos em Darwin depois de terem fugido de Timor-Leste, onde foram condenados a oito anos de prisão efectiva.

A eurodeputada Ana Gomes escreveu às autoridades australianas objetando à extradição para Timor do casal português que fugiu para a Austrália após condenação pela justiça timorense, por o crime que lhes é imputado não ter fundamento.

"Tendo ontem [segunda-feira] sabido que eles estavam detidos na Austrália e que, possivelmente, iria haver - como se confirmou - um mandado de captura e eventualmente um pedido de extradição por parte de Timor, e tendo lido as leis australianas em matéria de extradição, vi que é possível serem levantadas objecções à extradição", disse Ana Gomes à agência Lusa.

"Portanto, escrevi às autoridades australianas - ao Procurador-Geral e ao ministro da Justiça - dizendo que tendo acompanhado o processo desde maio de 2015 e sendo, de resto, uma velha amiga de Timor, estou disponível para ser ouvida e apresentar toda a informação que tenho sobre o caso, para o efeito de ser levantada uma objeção à extradição e para que eles possam ser repatriados para Portugal", relatou Ana Gomes.


Frisando que tomou esta iniciativa por estar "convencida da inocência deles e de que estão a ser vítimas de um erro de Justiça", a antiga embaixadora de Portugal na Indonésia, uma observadora atenta da realidade de Timor-Leste, explicou que esse erro decorre das "dificuldades e incapacidades do próprio sistema timorense", que é "um sistema judicial novo e pouco experiente".

O casal português Tiago e Fong Fong Guerra, que fugiu na semana passada para Darwin, de barco, aguardava em liberdade, com apresentações semanais às autoridades, o resultado de um recurso da condenação em primeira instância, a 24 de Agosto passado, a oito anos de prisão efectiva e ao pagamento de 859 mil dólares por peculato, depois de ter sido ilibado das acusações de branqueamento de capitais e de falsificação de documentos.

"Como conheço peças do processo, sei que as acusações não são minimamente consistentes: peculato é um crime de que só podem ser acusados funcionários do Estado timorense, ora, não é o caso. Só esse simples facto é, do meu ponto de vista, demonstrativo de que as acusações não têm fundamento e de que a sentença não tem fundamento, e compreendendo eu as debilidades do sistema judicial timorense e estando absolutamente convencida da inocência deles, acho que é minha obrigação ajudar quem está a ser vítima de uma grande injustiça".

Ana Gomes vincou que, da mesma maneira em que o fez "em relação a muitos timorenses", também o faz "em ralação a estes dois nacionais portugueses, sem dúvida nenhuma".

Renascença

1 comentário:

DIREITU ADMINISTRATIVU KONSTITUSIONAL TIMOR-LESTE disse...

O povo de TIMOR-LESTE precisa saber disso, o sofrimento do povo de TIMOR-LESTE desde a entrada do colonialismo português em TIMOR, em 1515, desde então o povo de TIMOR-LESTE começou a reconhecer o sofrimento e sentir os crimes cometidos pelos portugueses em relação ao povo de TIMOR-LESTE. portanto, antes de perseguir portugues em TIMOR-LESTE, tenha em mente o que o Português fez à comunidade TIMOR, durante os 450 anos de colonialismo e perseguição em Timor-LESTE. contra o povo de TIMOR-LESTE. mas as pessoas de TIMOR-LESTE saíram e estavam livres do colonialismo, sofrimento e tortura. do colonialismo português, mas depois desta independência, foram os portugueses que se beneficiaram do sofrimento do povo TIMOR-LESTE. O que o português obteve sobre a independência? Os lucros obtidos pelo português, o primeiro dos quais é a Linguagem, o Segundo da Educação e o terceiro Judicial. na instituição do governo são todos assessores de portugis. Com base na oportunidade que lhes é dada (portugis) ser um acessorista em várias instituições governamentais, dá-lhes a oportunidade de cometer crimes e violações da soberania dos PAÍSES TIMOR-LESTE. manipulam principalmente a lei em TIMOR-LESTE por causa da língua portuguesa. Usando a língua portuguesa em TIMOR-LESTE, é de descolonização portuguesa em TIMOR-LESTE, conscientemente ou inconscientemente, as pessoas de TIMOR-LESTE sentirão que o início da colonização indireta de TIMOR LESTE começou de novo. porque, Considerando que a comunidade indígena de TIMOR LESTE tornou-se até recentemente um espectador e no exílio em seu próprio PAÍS, onde a lógica que desejamos o Português em TIMOR LESTE? Quais são as vantagens obtidas de portugis para as pessoas de TIMOR LESTE?