segunda-feira, 30 de julho de 2018

Portugal derrota Itália e sagra-se campeão europeu de sub-19


A seleção portuguesa de futebol de sub-19 conquistou hoje o título europeu do escalão, pela quarta vez, depois dos triunfos em 1961, 1994 e 1999, ao vencer a Itália, por 4-3, após prolongamento, na Finlândia.

Pedro Correia, aos 109 minutos, marcou o golo do triunfo da equipa das ‘quinas’, que tinha vencido o Torneio Internacional de Juniores em 1961 e os Europeus de sub-18 em 1994 e 1999.

Os comandados de Hélio Sousa, que já tinha levado esta geração ao triunfo no Europeu de sub-17 de 2016, esteve a vencer por 2-0, com golos de João Filipe, aos 45+1, e Francisco Trincão, aos 72, mas permitiu o empate, com o ‘bis’ do suplente Moise Kean, aos 75 e 76.
No prolongamento, João Filipe colocou a seleção lusa em vantagem, aos 104, Gianluca Scamacca voltou a empatar, aos 108, um minuto antes de Pedro Correia decidir o encontro.

Portugal sucede no historial da competição à Inglaterra, que tinha batido a equipa das ‘quinas’ na final do torneio de 2017, naquela que foi a sua terceira presença no encontro decisivo, depois dos desaires em 2003 e 2014 numa competição que desde 2002 passou a ser de sub-19.

Marcelo saúda vitória como "novo ponto alto do futebol português"

Na sua mensagem de felicitações aos campeões europeus, divulgada no portal da Presidência da República, Marcelo Rebelo de Sousa assinala que "a alegria" que os jovens futebolistas "trouxeram a Portugal merece o reconhecimento do Presidente da República" e os "parabéns por esta grande vitória (...), muito sofrida e heroica".

"Um novo ponto alto do futebol português, destes jovens que nos fazem acreditar no futuro", termina o chefe de Estado.

Fonte da Presidência da República disse à Lusa que Marcelo Rebelo de Sousa irá receber a seleção portuguesa de futebol de sub-19 na terça-feira ao final da manhã, no Palácio de Belém, em Lisboa.

Governo felicita seleção portuguesa por "grande vitória"

António Costa felicitou também a seleção portuguesa de futebol de sub-19 pela "grande vitória" na final do europeu, considerando que foi merecida.

"Parabéns à seleção de Portugal, campeões europeus de sub-19! Que grande percurso, que grande vitória! Merecem este título. Parabéns campeões, por mais esta vitória de Portugal", escreveu o chefe do Governo na rede social Twitter.

Também naquela rede social, o secretário de Estado da Juventude e do Desporto felicitou a seleção portuguesa de futebol de sub-19, afirmando tratar-se de "mais uma brilhante vitória" das seleções jovens.

Na mensagem, João Paulo Rebelo afirmou: "Mais uma brilhante vitória das nossas seleções jovens! Campeões da Europa em Sub-19! Grande abraço de parabéns para a Finlândia e para a @FPF_Futebol!".

Já o ministro da Educação realça a "grande resiliência, combatividade e maturidade" dos jovens jogadores e a "técnica e tática fantásticas".

Numa mensagem áudio enviada à agência Lusa, Tiago Brandão Rodrigues estende a saudação ao selecionador nacional, Hélio Sousa, e à Federação Portuguesa de Futebol.

Para o titular da pasta do Desporto, a vitória hoje de Portugal frente à Itália, numa final "com uma emotividade absolutamente fantástica", revela "uma geração" de futebolistas com "grande resiliência, grande combatividade e maturidade".

"Ainda vão dar ao país muitas alegrias", vaticinou Tiago Brandão Rodrigues, considerando que a "técnica e tática" empregues foram "fantásticas".

MadreMedia / Lusa | Foto EPA

Sem comentários: