sexta-feira, 6 de novembro de 2020

EUA/Eleições: Aumentam manifestantes anti-Trump junto à Casa Branca

Washington, 04 nov 2020 (Lusa) - Os manifestantes anti-Trump aumentaram de número em frente aos jardins da Casa Branca, após as 20:00 (01:00 de quarta-feira em Lisboa), a hora do fecho das urnas para as eleições norte-americanas, a nível nacional.  

Até ao momento o único incidente a registar ocorreu pouco antes das 20:00 locais, quando um apoiante do Presidente norte-americano, Donald Trump, um afro-americano identificado com uma camisola de campanha do Partido Republicano irrompeu pela concentração democrata e em defesa dos direitos cívicos para insultar o candidato democrata, Joe Biden, e Breonna Taylor, morta a tiro pela polícia em Louisville no passado mês de março.

A provocação foi criticada pelos manifestantes e obrigou a polícia a avançar apesar de o apoiante republicano ter fugido da zona a correr.

O fecho das urnas não significa que o resultado definitivo das eleições presidenciais, consideradas "históricas" pelos manifestantes, seja conhecido hoje.

Mesmo assim, os protestos contra o candidato republicano mantêm-se no local desde o fim da tarde, tendo-se juntado à concentração nos últimos minutos um grupo de dezenas de manifestantes que chegaram à "Praça Black Lives Matter" em skates eléctricos, com capacetes e coletes luminosos e empunhando bandeiras dos Estados Unidos e da campanha de Joe Biden.

O sistema de som central do protesto emite 'reggae' jamaicano enquanto chegam mais manifestantes.

Além das equipas de médicos voluntários presentes no local foram instalados no local postos de distribuição gratuita de máscaras sanitárias contra a covid-19 e gel desinfetante.

Pedro Sousa Pereira (texto), Mário Cruz (fotos), enviados da agência Lusa

PSP // JH

Sem comentários: