quarta-feira, 19 de maio de 2021

Casos da variante indiana quase duplicaram no Reino Unido em quatro dias

Cientistas dizem que pode tornar-se na estirpe dominante em solo britânico brevemente.

Onúmero de casos confirmados da variante indiana no Reino Unido quase duplicou no espaço de quatro dias, sublinhou esta segunda-feira o ministro da Saúde britânico, Matt Hancock, na Câmara dos Comuns, segundo o The Guardian.

Hancock revelou aos deputados que já foram confirmados 2.323 casos da estirpe B.1.617.2, uma subida significativa face aos 1.313 da passada quinta-feira. Destes mais de dois mil casos da variante detetada na Índia, 483 foram identificados em surtos nas cidades de Bolton e de Blackburn.

O ministro da Saúde rejeitou os apelos do Partido Trabalhista para considerar vacinar todos os adultos nas áreas afetadas, argumentando que a testagem massiva é a melhor solução.

Hancock acrescentou que deve ser aumentado o ritmo de vacinação para as pessoas elegíveis nestas localidades, referindo ainda que, só este fim de semana, foram inoculadas 6.200 vacinas em Bolton.

A rápida propagação da variante indiana no Reino Unido está a gerar preocupação na comunidade científica. Paul Hunter, professor de medicina na Universidade de East Anglia, afirmou que “não há provas de que o recente rápido crescimento de casos da variante B.1.617.2 demonstre sinais de abrandamento”.

“Esta variante vai ultrapassar a variante de Kent (variante britânica) e tornar-se na variante dominante no Reino Unido nos próximos dias, se é que já não o fez”, advertiu Hunter.

Notícias ao Minuto | © PA Images via Getty Images

Sem comentários: