domingo, 13 de março de 2016

Detidos quatro jornalistas na Malásia por questões sobre contas bancárias do PM


Sydney, 13 mar (Lusa) -- Quatro jornalistas australianos foram detidos na Malásia por tentarem perguntar ao primeiro-ministro da Malásia, Najib Razad, numa conferência de imprensa, pelos 681 milhões de dólares (620 milhões de euros) descobertos nas suas contas bancárias, informa hoje a imprensa local.

Fontes da cadeia australiana ABC confirmaram hoje que quatro jornalistas ao serviço da estação foram detidos na noite de sábado e colocados em liberdade mais tarde sem terem sido acusados.

Sally Neighbour, produtora executiva do programa para o qual trabalham os detidos, confirmou na sua conta de Twitter que as detenções ocorreram devido ao interesse dos jornalistas pelo caso de corrupção em que Najib está envolvido, escreve a agência Efe.

A imprensa internacional revelou em meados do ano passado que Najib tinha recebido nas suas contas bancárias 681 milhões de dólares transferidos pelo fundo estatal de investimento 1Malaysia Development Berhard (1MDB), presidido pelo governante.

Inicialmente Nabjb e 1MDB negaram a transferência. Mais tarde o primeiro-ministro admitiu os milhões nas suas contas privadas, mas atribuiu-os a uma doação da família real saudita.

Com 62 anos, Najib ocupa o cargo de primeiro-ministro desde 2009.

Em janeiro, a procuradoria-geral da Malásia ilibou, após uma investigação de seis meses, o primeiro-ministro, Najib Razak, de qualquer responsabilidade penal em relação à entrada dos 681 milhões de dólares nas suas contas privadas.

Najib viu-se envolvido, no passado mês de julho, num escândalo de corrupção, sendo acusado de ter desviado dinheiro do fundo de investimento público 1Malaysia Development Berhard (1MDB), que preside.

FV (ISG) // FV.

Sem comentários: