terça-feira, 17 de outubro de 2017

PORTUGAL A ARDER | Número de mortos sobe para 35, incluindo bebé de um mês

Governo prepara-se para decretar luto nacional. António Costa declarou calamidade pública. Ministra da Administração Interna recusa pedir demissão.

TSF | com fotogaleria e atualização ao minuto | Foto Paulo Novais/Lusa

"Nenhum país sozinho pode enfrentar este desastre esmagador"

Comissário europeu para Ajuda Humanitária e Gestão de Crises defende a criação de um mecanismo europeu de Proteção Civil. "Alterações climáticas estão a acontecer. Não são "fake news".

O comissário europeu para Ajuda Humanitária e Gestão de Crises, Christos Stilyanides defendeu esta segunda-feira a criação de um mecanismo europeu de Proteção Civil, considerando que "nenhum país" pode enfrentar isolado a "nova normalidade" dos incêndios violentos.

"Infelizmente, isto pode tornar-se uma nova normalidade. É um sinal que as alterações climáticas estão a acontecer. São reais. Não são "fake news"", considerou o comissário, a falar em França, numa conferência organizada por empresas do setor, concretamente as fornecedoras de meios aéreos.

Christos Stilyanides defende um sistema de resposta europeia, por considerar que "nenhum país sozinho pode enfrentar este desastre esmagador". E, por essa razão, é preciso "colmatar as falhas graves na nossa resposta, particularmente as relativas a meios específicos, como os aviões".

"Não é por coincidência que o presidente Macron apelou a uma força europeia de proteção civil", frisou, considerando que 2017 deve servir de exemplo, para melhorar as capacidades dos sistemas de proteção civil.

"Em primeiro temos de aumentar as nossas competências coletivas dos Estados-Membros para respondermos aos desastres. Em segundo, temos de simplificar a legislação. Os processos administrativos atuais atrasam o envio de assistência. Precisamos de simplificar os nossos procedimentos para aumentar a nossa reação durante a fase de resposta. E, em terceiro, precisamos de interligações mais fortes entre as ações nacionais de prevenção e o envio de meios europeus", disse.

Num período em que os incêndios continuam ativo, Christos Stilyanides alerta que não há tempo a perder para preparar a próxima época. "Para conseguirmos isto, temos de agir muito depressa. A próxima época de incêndios está ao virar da esquina. Precisamos de demonstrar aos nossos cidadãos que respondemos quando for necessário", afirmou.

João Francisco Guerreiro, em Bruxelas | TSF

Sem comentários: