segunda-feira, 20 de novembro de 2017

ENCO UNPAZ DEIXA ENTENDER QUE PORTUGAL ESTÁ A NEOCOLONIZAR TIMOR-LESTE


Um comentário de ENCO Unpaz  no título em Timor Agora “Ana Gomes pede à Austrália que não extradite casal português para Timor-Leste”, referente à situação de Tiago Guerra e esposa, extravasa do assunto e testemunha a animosidade relativamente a Portugal, ao idioma português, aos portugueses que estão a cooperar em Timor-Leste, praticamente podemos considerar que na opinião do comentário ENCO Unpaz considera que Portugal está a neocolonizar Timor-Leste.

Opinião que trazemos a destaque e merece a devida atenção pelo seu teor. Importante é saber se esta é uma opinião e critica isolada ou se será mais vasta e passe a sentimento geral dos timorenses. Indubitavelmente o país pertence aos timorenses, lutaram para isso, e têm todo o direito de não se sentirem neocolonizados.

Cabe aqui, da nossa parte, uma só observação: no texto comentado por ENCO Unpaz existe um total esquecimento sobre a ocupação indonésia por quase 25 anos, assim como do genocídio comprovado que praticou e vitimou duas centenas de milhar de timorenses (200.000), pelo menos.

O comentário:

O povo de TIMOR-LESTE precisa saber disso, o sofrimento do povo de TIMOR-LESTE desde a entrada do colonialismo português em TIMOR, em 1515. Desde então o povo de TIMOR-LESTE começou a reconhecer o sofrimento e sentir os crimes cometidos pelos portugueses em relação ao povo de TIMOR-LESTE. Portanto, antes de perseguir português em TIMOR-LESTE, tenha em mente o que o Português fez à comunidade em TIMOR durante os 450 anos de colonialismo e perseguição em TIMOR-LESTE. Contra o povo de TIMOR-LESTE.

Mas as pessoas de TIMOR-LESTE saíram (da colonização) e estavam livres do colonialismo, do sofrimento e tortura. Mas depois desta independência, foram os portugueses que se beneficiaram do sofrimento do povo de TIMOR-LESTE.

O que o português obteve sobre a independência? Os lucros obtidos pelo português, o primeiro dos quais é a Linguagem, o Segundo a Educação e o terceiro o Judicial. Na instituição do governo são todos assessores de português. Com base na oportunidade que lhes é dada (português) ser um acessorista em várias instituições governamentais, dá-lhes a oportunidade de cometer crimes e violações da soberania de TIMOR-LESTE. Manipulam principalmente a lei em TIMOR-LESTE por causa da língua portuguesa.

Usando a língua portuguesa em TIMOR-LESTE, conscientemente ou inconscientemente, as pessoas de TIMOR-LESTE sentirão que o início da colonização indireta de TIMOR-LESTE começou de novo. Considerando que a comunidade indígena de TIMOR-LESTE tornou-se até recentemente um espectador e no exílio em seu próprio PAÍS, qual a lógica de desejarmos o Português em TIMOR-LESTE? Quais são as vantagens obtidas do idioma português para as pessoas de TIMOR-LESTE?

BG/TA Redação

Sem comentários: