segunda-feira, 4 de maio de 2015

DÍLI ACOLHE 1º FÓRUM DE BANCOS CENTRAIS DAS ILHAS DO PACÍFICO


Díli, 04 mai (Lusa) - Díli acolhe esta semana o 1.º Fórum da Iniciativa Regional das Ilhas do Pacífico (PIRI na sigla inglesa), iniciativa de sete bancos centrais do Pacífico, incluindo Timor-Leste, empenhados em melhorar o acesso dos cidadãos aos serviços financeiros.

Além de Timor-Leste o fórum - que decorre entre 06 e 08 de maio - reúne os bancos centrais das Ilhas Salomão, Fiji, Papua Nova Guiné, Samoa, Tonga e Vanuatu.

Criada no ano passado durante o Global Policy Forum em Trinidad e Tobago, a PIRI era antes conhecida como Pacific Islands Financial Inclusion Working Group (PIWG), iniciativa criada em 2009 por seis dos atuais sete membros (Tonga uniu-se mais tarde).

Recorde-se que a região do pacífico é atualmente uma das regiões do planeta com menos atividade bancária, em grande parte devido à situação geográfica - com populações isoladas - e infraestruturas precárias ou inexistentes.

O objetivo da PIRI é conseguir que os serviços financeiros e bancários cheguem a todos os cidadãos da região, eliminando barreiras, utilizando tecnologia e apostando na formação financeira.

O trabalho começou com uma análise detalhada da situação bancária de cada país, o que ajudou a identificar oportunidades e problemas, permitindo a definição de prioridades de trabalho.

ASP // DM

Sem comentários: