sábado, 9 de maio de 2015

Diplomata timorense considera intercâmbio cultural factor de fortalecimento na CPLP


Luanda - O encarregado de negócios da embaixada da República Democrática de Timor Leste, em Angola, Avelino Pereira, considerou nesta sexta-feira, em Luanda, que o intercâmbio cultural é um elemento imprescindível no fortalecimento das relações entre os membros da CPLP.

Em declarações à Angop a propósito das festividades do Dia  Língua Portuguesa e da Cultura  da  CPLP, que se comemorou no dia 5 de Maio, salientou que  realização de forma regular de acções de índole cultural nos países membros deve servir de elemento catalisador  no intercâmbio e na   consolidação  das relações entre os  Estados. 

Para o diplomata, Angola  é rica em termos de cultura e aliado a sua vasta experiência neste sentido urge a necessidade de promover ainda mais evento culturais no espaço da CPLP, em particular em Timor Leste, por ser um país novo.

“Queremos mais acções entre os dois estados, de forma a promover um conhecimento mais amplo em termos culturais, pois Angola tem sido um membro bastante imprescindível da CPLP e que tem prestado um enorme apoio em muitos aspectos, dado o seu  vasto potencial.

Na ocasião, o diplomata disse que embora existir uma dinâmica cultural deve, no entanto, haver, um incremento nas acções, sem esquecer o aspecto formação, nas várias manifestações culturais, nomeadamente na literatura, dança, artes plásticas, entre outros.

A República Democrática de Timor Leste, conquistou a sua independência nacional em 2002 e  desde  23 de Julho assumiu a presidência rotativa  da  Comunidade dos Países de Língua Portuguesa ( CPLP ). O território abrange uma área de 14874 km2, onde vivem cerca de 1,1 milhão de habitantes. Têm como moeda o dólar norte-americano, a capital do país é Dili.

Angop

Sem comentários: