quarta-feira, 8 de julho de 2015

Bolsa de Xangai cai 5,9% apesar de Pequim ter adotado novas medidas


Xangai, China, 08 jul (Lusa) - O índice geral da Bolsa de Xangai, o indicador de referência das bolsas chinesas, caiu hoje 5,90% (219,94 pontos), para 3.507,19 pontos, apesar das novas medidas anunciadas hoje por Pequim para tentar estabilizar os mercados.

O índice, que na terça-feira caiu 1,29%, depois de ter subido ligeiramente na segunda-feira após o anúncio de uma série de medidas por organismos oficiais e corretoras, caminha para o pior mês de sempre, tendo acumulado perdas de 29% nas três semanas anteriores.

Na sessão de hoje, o indicador chegou a perder até 8%, pouco depois da abertura e minutos depois só havia três valores em alta, enquanto a negociação de mais de 1.300 das cerca de 2.800 ações cotadas nas bolsas chinesas foi suspensa, por terem alcançado as perdas máximas diárias permitidas (10%).

As bolsas chinesas caíram mais de 30% em três semanas, perdendo cerca de 3.200 mil milhões de dólares em valor, segundo uma estimativa divulgada pela Bloomberg, ou seja 12 vezes o Produto Interno Bruto (PIB) da Grécia em 2014.

O recente desempenho negativo do Xangai Composite está fazer soar os alarmes entre os investidores de todo o mundo, que estão com as atenções voltadas para a situação de impasse que se vive na Grécia, e os especialistas já avisaram que a derrocada da bolsa chinesa vai ter um impacto muito superior a nível global quando comparada com a situação grega, seja qual for o desfecho da mesma.

Esta opinião é partilhada por vários economistas chineses consultados pela Bloomberg, que consideram difícil estabelecer um paralelo entre o 'sobe e desce' da bolsa e a economia real chinesa.

Com a crescente abertura das fronteiras da China ao capital estrangeiro, o desempenho das ações chinesas têm cada vez mais impacto nos investidores desde Londres a Nova Iorque e Tóquio. Mas essas repercussões estão numa linha de horizonte temporal muito mais afastada do que as preocupações imediatas com a Grécia, referem os especialistas.
MC (DN/JOYP) // ARA

Sem comentários: