terça-feira, 19 de abril de 2016

Timor-Leste exporta mais de 300 toneladas do café para o estrangeiro


O Vice-Ministro do comércio Industria e Ambiente,  Filipus Nino Pereira disse que  a partir de 2011 até 2015, a produção de café não tinha sido permanente, as vezes mais e as vezes menus, sendo assim, a exportação do café  para estrangeiro quase 300 mil toneladas, informa Suara Timor Lorosa’e.

“Eu acho que café Timor ainda não respondeu a necessidade do mercado,  por isso peço ao comunidade para ser mais ativa barbarear o café que já não estão em produtividade, devem fazer a reflorestação  para que a produção possa ser qualidade e responda  as necessidades  nas mercadorias”, informa o vice-ministro.

Ele acrescentou  ainda que  a comunidade deve trabalhar muito para melhorar a qualidade do café e não pode  abandonar o café que tem menus produtividade.

Na mesma ocasião, o Ministro de Agricultura e Pescas, Estanislau  da Silva acrescentou ainda que a produção dos alimentos é também muito menus, porém o produção do café  é suficiente em comparando com alguns anos atras que são diferentes, significa que a produção  melhor.

“Recebi a informação que produção do café foi boa, por isso fizemos exportação para estrangeiro com grande quantidade, mesmo que ainda não respondeu a necessidade do Mercado. Mas , o Ministério de Agricultura e Pescas irá acompanhar a economia dos povos  agricultores, no qual que pode garantir a produção do café, disse o ministro.

Segundo  a presidente comissão D do Parlamento Nacional que trata dos assuntos Economias, Jacinta Pereira acrescentou ainda que  a produção do café no país  na sua  quantidade muito baixa  porque o povo agricultores abandonam os cafés que já estão velhos e nem  pensam fazer reflorentação para que possam produzir muito e com qualidade.

SAPO TL com STL

Sem comentários: