domingo, 19 de março de 2017

Austrália. A Grande Barreira de Coral está em risco. Conheça-a antes que desapareça

O aquecimento global está a 'roubar' a cor dos corais australianos, uma das sete maravilhas naturais da humanidade.

É cada vez mais evidente: a Grande Barreira de Coral, inscrita no património da Humanidade, vai desaparecer nos próximos anos devido às alterações climáticas.

O alerta lançado esta semana por investigadores de dez instituições associadas à preservação dos recifes na Austrália reforça um receio com anos: o aumento da temperatura das águas do mar está a matar os corais.

Em 2016 a Grande Barreira de Coral atravessou o pior episódio de branqueamento de corais (provocado pela expulsão de algas simbióticas que dão ao coral cor e nutrientes) alguma vez registado.

À revista Live Science, os investigadores David Wachenfeld e Terry Hughes dizem que 2017 não será um ano tão dramático para os corais como no ano passado, quando precisaram que 93% dos recifes foram afetados.

No entanto, alertam, são precisos cerca de 15 anos para que os recifes recuperem destes episódios de descoloração e se o aquecimento global não for travado poderá ser impossível reverter a morte dos corais. (Carolina Rico, em Notícias ao Minuto)

 VER A SEGUIR MAIS IMAGENS

VER MAIS IMAGENS








Fotos: Getty Imagens / Reuters

VER MAIS IMAGENS NO ORIGINAL

Sem comentários: