quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

Macau saúda saída de "lista negra" da UE

Macau, China, 23 jan (Lusa) - O Governo Macau saudou hoje a saída da "lista negra" da UE de jurisdições não cooperantes em matéria fiscal e reiterou que vai continuar a cooperar com a comunidade internacional para combater a fuga e evasão fiscal transfronteiriça.

Em comunicado, o executivo da Região Administrativa Especial de Macau (RAEM) saudou a decisão da UE, anunciada hoje, de retirar o território da "lista negra" de jurisdições não cooperantes em matéria fiscal.

"Com o apoio do Governo Central [chinês], o Governo da RAEM tem vindo a manter o contacto, de forma ativa, com a UE, para clarificar a sua posição e explicar o andamento dos trabalhos relativos à extensão da aplicação da convenção multilateral sobre assistência mútua administrativa em matéria fiscal à RAEM, bem como o prazo previsto da implementação, fazendo com que este assunto acabasse por ser tratado adequadamente", indicou a nota emitida pelo Gabinete de Comunicação Social (GCS).

Pequim autorizou já Macau a celebrar o acordo multilateral de autoridade competente, encontrando-se "na fase final" os procedimentos relacionados com a extensão à RAEM da aplicação da convenção multilateral sobre assistência mútua administrativa em matéria fiscal, acrescentou.

A extensão da aplicação da convenção à RAEM vai permitir "proceder à troca automática de informações sobre contas financeiras com outras jurisdições fiscais, incluindo todos os países membros da UE e, ao mesmo tempo, aperfeiçoar o regime jurídico aplicável à atividade offshore, com vista a promover, ainda mais, o reordenamento fiscal", de acordo com o comunicado.

O executivo de Macau adiantou que "vai continuar a manter uma relação e cooperação estreitas com organizações internacionais, como a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) e a UE, entre outras, permitindo que conheçam "a última evolução da RAEM em matéria fiscal".

EJ // VM

Sem comentários: