segunda-feira, 23 de maio de 2016

Apoio da CPLP na área educativa é vital para Timor-Leste - ministro timorense


Díli, 23 mai (Lusa) - A cooperação da CPLP nas áreas da educação, ciência, tecnologia e ensino superior é vital para que Timor-Leste consiga ultrapassar os desafios, nomeadamente no uso do português, disse hoje o ministro da Educação timorense.

"Continuamos a necessitar da cooperação e da parceira dos países da CPLP [Comunidade dos Países de Língua Portuguesa] para fomentar o ensino do português e promover a sua utilização na ciência e matemática", disse António da Conceição num seminário educativo em Díli.

"Uma parceira inovadora, flexível e baseada nas mais-valias e possibilidades de cada país irmão. Uma necessidade que representa uma excelente oportunidade para ligar dois dos pilares da CPLP, a língua e a cooperação", sublinhou.

António da Conceição falava na abertura em Díli de uma Conferência Internacional sobre as Políticas da Educação e Investigação Científica nos Estados-Membros da CPLP, que inicia uma ronda de contactos entre representantes lusófonos neste setor.

O governante timorense manifestou-se convicto que os encontros de Díli possam ajudar a trazer "contributos novos e concretos" que "respondam aos desafios comuns que cada um enfrenta e aos resultados" pelos quais as populações dos Estados lusófonos anseiam.

"O sucesso desta comunidade medir-se-á pela capacidade de produzir resultados concretos para a melhoria das condições de vida das suas populações", disse, referindo-se ao grande desafio que ainda persiste na formação de docentes em Timor-Leste.

Apesar dos desafios, o ministro timorense destacou os avanços já conseguidos no setor educativo de Timor-Leste nos últimos 14 anos de restauração da independência.

Entre os indicadores destacou a construção ou reabilitação de grande parte dos quase 1.600 estabelecimentos de ensino, e a criação de um regime de carreira docente para mais de 10.500 professores.

O acesso ao ensino básico melhorou - 89% das crianças estão matriculadas - e o abandono escolar caiu de 8,7% em 2008 para 2,7% em 2015, com um maior equilíbrio de género, com as "raparigas a registarem em média melhores índices de aproveitamento escolar".

Intervindo na abertura do encontro, Murade Murargy, secretário executivo da CPLP, destacou a importância de investimento no "capital humano como fator diferenciador das sociedades desenvolvidas".

"A educação é indissociável da capacitação e desenvolvimento do homem, desenvolve competências para a plena participação na sociedade como agente de desenvolvimento", disse.

No caso da CPLP, destacou que hoje a comunidade lusófona dispõe de "ferramentas estratégicas que exponenciam o valor e interesse em torno" da língua portuguesa que "se está a afirmar cada vez mais como uma língua global".

Delegações ministeriais ou técnicas de praticamente todos os países da CPLP, com ausência da Guiné-Bissau, estão em Díli para as reuniões do setor educativo.

Além da IX Reunião dos Ministros da Educação da CPLP e da VII Reunião dos Ministros da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior da CPLP, decorrem as quintas reuniões dos pontos focais destes dois setores.

Para a IX Reunião de Ministros da Educação da CPLP, na terça-feira, estão previstas as presenças do ministro angolano da Educação, Pinda Simão, e do ministro da Educação e da Ciência da Guiné Equatorial, Jesús Engonga Ndong.

Portugal será representado pelo secretário de Estado da Educação, João Costa, e São Tomé e Príncipe pelo ministro da Educação, Cultura e Ciência, Olinto da Silva e Sousa Daio, estando previstas delegações técnicas do Brasil e Cabo Verde.

Já no que se refere à VII Reunião de Ministros da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior da CPLP, prevista para quarta-feira, estarão presentes três delegações ministeriais.

De Moçambique estará presente o ministro da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico-Profissional, Jorge Olívio Penicela Nhambiu, da Guiné Equatorial o ministro da Educação e da Ciência Jesús Engonga Ndong, e de São Tomé e Príncipe o ministro da Educação, Cultura e Ciência, Olinto da Silva e Sousa Daio.

Neste caso estão previstas delegações técnicas do Brasil e Cabo Verde.

ASP//ISG

Sem comentários: