sexta-feira, 24 de junho de 2016

Mobilidade e globalização na CPLP e Macau em encontro de universidades em Díli


Díli, 24 jun (Lusa) - Mobilidade académica e globalização no espaço da CPLP e Macau são os temas centrais da 26.ª reunião da Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP), que decorre na próxima semana em Díli.

A associação, que integra mais de 150 instituições de ensino superior e de investigação de países lusófonos e de Macau, reúne em Timor-Leste, entre 29 de junho e 01 de julho, especialistas de vários países que analisarão vários temas do mundo académico.

Políticas e estratégias de viabilização da mobilidade académica nos países lusófonos, a língua portuguesa na difusão e desenvolvimento das ciências e desafios das Instituições de ensino superior da AULP são alguns dos temas em debate.

O encontro analisará também "rotas de signos: sentidos, migrações e interculturalidade" e ainda "paisagens, natureza e cultura".

Na sua convocatória para o encontro a anfitriã, a Universidade Nacional de Timor Lorosa'e, recorda que "a mobilidade académica é um corolário da globalização, na difusão do conhecimento e da produção científica, sendo ainda um eixo prioritário da enunciação política da CPLP".

Nesse propósito, porém, continua a haver desafios importantes para que os "estudantes possam creditar de forma integrada a sua aprendizagem nos diferentes países lusófonos e os docentes e investigadores possam ver facilitados os seus trabalhos de cooperação".

ASP // FV.

1 comentário:

Unknown disse...

No XXVI Encontro da AULP deve discutir-se a deontologia pedagógica e a mudança educativa em Timor-Leste

O professor é um dos maiores trunfos da escola e está presente em todos os discursos sobre educação. Independentemente das razões, sejam elas boas ou más, em contexto educacional fala-se sempre do professor.

Perante esta clareza, a propósito do anunciado XXVI Encontro da Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP), enquanto Secretário-Geral do Partido Socialista de Timor (PST) e quadro superior da educação, com 30 anos de experiência em Portugal, Angola e Timor-Leste, recomendo que neste evento se discuta a deontologia pedagógica e a mudança educativa em Timor-Leste numa perspectiva de educação comparada.

A problemática da ética e da deontologia da função docente arrasta-nos para o questionamento sobre os conhecimentos e as competências destes profissionais da educação que são determinantes para o desenvolvimento e a dignificação da profissão.

Em ambas as situações (ética e deontologia do professor; conhecimentos, competências e desenvolvimento profissional), estamos perante questões actuais da maior relevância porque para além do currículo da formação de professores ter múltiplas influências sociais, culturais, políticas e económicas, são notórias e preocupantes as divergências e contradições entre discursos e práticas em alguns países da CPLP, e de forma (muito) preocupante, em Timor-Leste.

Assim, num momento em que se aproxima o XXVI Encontro da AULP a realizar em Díli, no final do corrente mês, na expectativa de estimular um pensamento crítico em torno da prática deontológica e da formação de professores em Timor-Leste para uma mudança educativa tomo a liberdade de recordar que em qualquer profissão deve existir uma componente ética e deontológica, pelo que, no campo da educação, como está (muito) em causa a pessoa humana, por força de razão, o professor tem que valorizar a dimensão axiológica (filosofia da ética e dos valores).

Uma outra vertente relacionada que não está a ser devidamente valorizada pelo Ministério da Educação timorense prende-se com a evidência de que só haverá uma mudança educativa num quadro de responsabilidade partilhada, onde se incluem professores, família, escola, sociedade em geral e governo.

Estes e outros aspectos educacionais afins devem ser abordados com seriedade e determinação pelos governantes do nosso País e pelos académicos timorenses que irão estar presentes no XXVI Encontro da AULP, a ter lugar no Centro de Convenções, no próximo dia 29 de Junho, em Díli.

Díli, 26 de Junho de 2016.

M. Azancot de Menezes
Secretário-Geral do PST