sexta-feira, 24 de junho de 2016

Primeira linha do metro de Macau em 2019 e com orçamento estimado em 1.200 ME


Macau, China, 23 jun (Lusa) -- O secretário para os Transportes e Obras Públicas de Macau afirmou hoje que a primeira linha do metro do território entrará em funcionamento em 2019, com um orçamento estimado em 11.000 milhões de patacas (1.214 milhões de euros).

A prioridade é terminar o segmento da Taipa, que vai ter 9,3 quilómetros e 11 estações, sublinhou Raimundo do Rosário, aos jornalistas, à saída de uma reunião da Comissão de Acompanhamento para os Assuntos de Terras e Concessões Públicas da Assembleia Legislativa (AL).

"A nossa primeira prioridade é acabar a linha da Taipa e a seguir ligá-la à Barra [na península de Macau]. Depois haverá uma linha que sairá mais ou menos do Istmo [no Cotai, zona de aterros entre as ilhas da Taipa e de Coloane] para Coloane", adiantou Raimundo do Rosário, revelando os planos para uma ligação ao complexo de habitação pública de Seac Pai Van, que tem aproximadamente 9.000 frações.

Esse novo troço terá uma extensão aproximada de dois quilómetros e duas paragens: Seac Pai Van e o futuro segundo hospital público de Macau. Mas isto, ressalvou, "é outra obra".

"Em Coloane ainda vamos iniciar o projeto", especificou.

Raimundo do Rosário garantiu, por outro lado, que uma decisão sobre o metro ligeiro na península de Macau vai ser tomada "ainda este ano".

O traçado definido inicialmente para a península de Macau desencadeou contestação devido à passagem por determinadas zonas, incluindo residenciais.

"Não voltaremos a partir isto em bocados. O projeto vai ser único, será uma linha", afirmou o secretário. Neste sentido, salientou que no orçamento da linha da Taipa -- 11.000 milhões de patacas (1.214 milhões de euros) encontram-se incluídos "todos os custos".

"É uma estimativa -- sei que não estamos habituados a fazer isso, mas passaremos a fazer isso: que é dizer quando é que as coisas acabam e quanto é que custam", afirmou.

"Isto tem de ser bem explicado. Dou um exemplo: o Parque de Materiais e Oficina não serve só a linha da Taipa, servirá depois Coloane, e também em parte Macau. Entretanto, todo o custo do parque foi imputado nestes 11.000 milhões da Taipa", indicou.

A abertura de propostas para esse parque, no âmbito de um concurso público, terá lugar a 01 de julho, estando o custo da empreitada estimado em 1.000 milhões de patacas (110,4 milhões de euros), acrescentou.

O presidente da Comissão de Acompanhamento para os Assuntos de Terras e Concessões Públicas da AL, Ho Ion Sang, fez uma síntese das informações transmitidas pelo secretário aos deputados, dando conta de que, até ao momento, o valor das adjudicações relativas ao segmento da Taipa ascende a 8.000 milhões de patacas (883 milhões de euros).

Relativamente ao Parque de Materiais e Oficina, adiantou que o Governo foi "claro" sobre uma "nova metodologia" a adotar que prevê um prémio e multas. Caso o empreiteiro cumpra todos os 14 prazos definidos terá direito a um bónus equivalente a 8%, ou seja, 80 milhões de patacas (8,8 milhões de euros), adiantou, indicando que o novo modelo -- que o governo vai usar pela primeira vez -- é prática relativamente comum nas obras privadas.

O deputado revelou ainda a intenção de o Governo extinguir, no próximo ano, o Gabinete para as Infraestruturas de Transportes (GIT), criado em 2007, com a natureza de equipa de projeto, para tratar da implementação do sistema de metro, e de constituir uma sociedade de capitais públicos para a exploração do metro.

No total, para o projeto global do metro, incluindo estudos de consultadoria, foram gastos, até ao momento, 10.000 milhões de patacas (1.103 milhões de euros), segundo o secretário.

O metro ligeiro constitui uma das principais obras públicas desde a transferência do exercício de soberania no território de Portugal para a China, em 1999.

DM // MP

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