quarta-feira, 20 de junho de 2018

Díli acolhe feira de artesanato para promover indústrias criativas de Ataúro


Díli, 18 jun (Lusa) - Desenvolver e promover o setor das indústrias criativas em Timor-Leste é o objetivo principal da 2ª Feira de Artesanato de Ataúro que a organização não-governamental timorense Empresa Di'ak promove sábado em Díli, informaram os organizadores.

A feira pretende-se dar a conhecer algum do artesanato desenvolvido na ilha de Ataúro, localizada a 30 quilómetros da capital timorense e onde a Empresa Di'ak centra grande parte da sua atividade.

"Apesar de Ataúro ter um enorme potencial turístico, continua a ser uma das áreas mais empobrecidas e rurais do país, com poucas oportunidades de emprego e de geração de rendimento para as suas famílias", pode ler-se numa nota da organização enviada à Lusa.

"Este evento irá mostrar Atauro e a sua cultura a um público mais alargado, como forma de promover a economia local e apoiar as comunidades, tirando proveito do seu potencial turístico e cultural", sublinha-se no memso comunivado.

A Empresa Di'ak nota que grande parte da sua atividade aposta no desenvolvimento das indústrias criativas em Timor-Leste como motor de "empoderamento económico das comunidades mais vulneráveis, incluindo Ataúro".

Este é um projeto com sete anos de vida que levará ao público da capital timorense o trabalho desenvolvido por várias organizações e artesãos naturais da pequena ilha.

No total devem participar mais de 40 grupos comunitários, organizações da sociedade civil e empresas locais que operam em Atauro, com demonstrações vivas do trabalho de vários artesãos.

A Empreza Di'ak ('Bom negócio', em tétum) é uma organização timorense, já várias vezes premiada e que se dedica à erradicação da pobreza em Timor-Leste, procurando "capacitar economicamente mulheres e homens timorenses que vivem abaixo do limiar da pobreza, através da promoção de novos meios de sustento, oferecendo formação inovadora e apoiando a criação de micro negócios para a construção de um futuro mais promissor".

Desde o seu nascimento em 2011, a empresa trabalha no reforço de poder económico de mais de cinco mil pessoas em várias regiões do país, através da "investigação, teste e implementação de oportunidades sustentáveis", tendo como objetivo "quebrar o ciclo da pobreza, contribuindo para o desenvolvimento democrático, inclusivo e pacífico de Timor-Leste".

ASP // JMC

Sem comentários: