quinta-feira, 2 de agosto de 2018

Chefe do Governo de Macau afirma nova fase socioeconómica do território


Macau, China, 01 ago (Lusa) - O chefe do Governo de Macau, Fernando Chui Sai On, defendeu hoje que o território vive uma nova fase socioeconómica "repleta de novas oportunidades e diversos desafios".

Segundo o governante, que falava na comemoração do 91.º aniversário do estabelecimento do Exército de Libertação do Povo Chinês, o território "tem registado um desenvolvimento programado nos diversos setores e uma elevação contínua da qualidade de vida dos cidadãos, num contexto de harmonia e estabilidade socioeconómica".

Esta mudança, lê-se no discurso divulgado pelas autoridades, é indissociável do "desenvolvimento sólido e sustentável do princípio 'Um País, Dois sistemas'", considerou.

Já no final do ano passado, nas comemorações do 18.º aniversário da região administrativa especial, Chui Sai On defendia que o mesmo princípio era fundamental para "assegurar a prosperidade e a estabilidade a longo prazo" de Macau.

À data, e num discurso de tom mais moderado, o chefe do Executivo lembrava a "recuperação gradual" da economia, com as finanças públicas a manterem-se estáveis e a taxa de desemprego a registar "um nível relativamente baixo".

Hoje, mais confiante, Chui Sai On apontou como "pilar para a prosperidade e estabilidade" o papel da Guarnição de Macau do Exército de Libertação do Povo Chinês, que igualmente tem contribuído "para o bem-estar dos residentes".

No ano passado, cerca de mil militares participaram pela primeira vez em operações de socorro, na sequência da passagem do tufão "Hato" pelo território, o pior dos últimos cinquenta anos, que causou dez mortos e mais de 240 feridos.

FST // FPA

Sem comentários: