terça-feira, 1 de novembro de 2016

Presidente timorense pede comunidade mais forte com "compromisso profundo" de todos


Brasília, 31 out (Lusa) - O Presidente de Timor-Leste, Taur Matan Ruak, defendeu hoje a necessidade de fortalecer a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), mediante o "compromisso profundo" de todos os Estados-membros para tornar a comunidade "mais relevante e credível".

"É altura de fortalecermos a nossa comunidade, de afetos, mediante o compromisso profundo de cada um de nós para tornar a CPLP mais unida e forte no seio da comunidade internacional", declarou Taur Matan Ruak, no início da sessão solene de abertura da XI conferência de chefes de Estado e de Governo da CPLP, em Brasília.

No final do seu discurso, o Presidente timorense passou a presidência da CPLP ao chefe de Estado brasileiro, Michel Temer, que assumiu, a partir daí, a condução dos trabalhos da cimeira.

"É altura de fortalecermos a nossa comunidade, de afetos, mediante o compromisso profundo de cada um dos nossos Estados-membros para tornar a CPLP mais unida e forte no seio da comunidade internacional", disse o Presidente timorense.

"Unidos e fortes transformamos a CPLP, uma CPLP cada vez mais relevante, credível a nível internacional, falando a uma só voz, escutada porque merecedora de respeito graças aos princípios e valores por que se pauta", afirmou Taur Matan Ruak.

O chefe de Estado de Timor-Leste argumentou que a cooperação entre os nove países da CPLP "não só é possível como absolutamente necessária".

O chefe de Estado timorense destacou ainda a sua "especial satisfação" por ter sido durante a presidência timorense da CPLP que a comunidade foi alargada - com a entrada da Guiné Equatorial na cimeira de Díli, em 2014 - e acolheu novos membros associados.

Taur Matan Ruak assinalou ainda progressos a nível de negócios e destacou o papel do Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP) na promoção internacional do português, mas defendeu a necessidade de reforçar os seus quadros e financiamento.

JH // VM

Sem comentários: