terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Embaixada norte-americana em Díli nega alterações ao sistema de vistos

A embaixada dos Estados Unidos em Díli emitiu hoje uma nota de esclarecimento para desmentir uma notícia falsa que indicava que o Presidente norte-americano tinha retirado a necessidade de vistos para timorenses que visitassem aquele país.

"Não houve alterações nos requisitos de visto para cidadãos de Timor-Leste, apesar dos rumores e falsas notícias em sinal contrário. Todos os cidadãos timorenses que viajam para os EUA com um passaporte timorense devem ter um visto válido nos EUA", refere a curta nota, divulgada em inglês e tétum.

O curto comunicado surgiu depois de uma notícia falsa que apontava para supostas mudanças na política de vistos norte-americanos para timorenses se ter tornado viral na última semana nas redes sociais em Timor-Leste, especialmente no facebook.
A notícia, que foi divulgada em português por um site de notícias falsas (http://cnn-channel.com) foi partilhada mais de 3.000 vezes pelo facebook em Timor-Leste, suscitando centenas de comentários.

Segundo essa informação, o Presidente norte-americano, Donald Trump, teria assinado uma ordem segundo a qual os timorenses poderiam viajar para os Estados Unidos sem visto.

Um texto idêntico, mas neste caso sobre Angola, também foi divulgado nas últimas semanas, chegando a ser divulgado no Portal de Referência (angolano) onde foi partilhada mais de 1.800 vezes antes de ser, entretanto, apagada.

SAPO TL com Lusa - Foto@ António Casais /EPA

Sem comentários: