segunda-feira, 27 de março de 2017

Austrália ordena evacuação na costa nordeste face a chegada do ciclone Debbie

Sydney, Austrália, 26 mar (Lusa) -- As autoridades da Austrália anunciaram hoje uma ordem de evacuação para diversas localidades costeiras do estado de Queensland, no nordeste do país, face à chegada do ciclone Debbie, o mais potente dos últimos anos.

O Departamento de Meteorologia indicou que a tempestade, de categoria 4, avança pelo Pacífico com ventos de 250 quilómetros por hora, esperando-se que toque terra na próxima terça-feira perto de Townsville, a mil quilómetros a norte de Brisbane, a capital estatal.

O diretor regional da Meteorologia, Bruce Gunn, alertou que a chegada do ciclone Debbie pode provocar uma forte ondulação em amplas zonas da costa.

Debbie deverá ser o ciclone mais potente a afetar a Austrália desde o Yasi, em 2011, que gerou uma forte ondulação que esteve na origem de inúmeros danos no litoral, de acordo com o mesmo responsável.

O conselho regional de Whitsunday, onde se espera que o fenómeno toque terra, ordenou a evacuação de várias localidades costeiras, enquanto o governo estatal indicou que as escolas vão permanecer fechadas na segunda-feira.

DM // DM

Sem comentários: